Publicidade

Foto: Divulgação / Secult

Vice-prefeita recebe comitiva francesa para preparativos do Fórum Brasil-França

26

Publicidade

A vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo de Salvador (Secult), Ana Paula Matos, recebeu na última sexta-feira (16), no Palácio Thomé de Souza, a ministra Nathalie Estival-Broadhurst, diretora das Américas e Caribe no Ministério da Europa e dos Assuntos Exteriores da França. A visita oficial marca o fortalecimento das relações bilaterais entre Brasil e França e integra os preparativos para o Fórum Nosso Futuro Brasil-França: Diálogos com a África, que acontecerá no mês de novembro, em Salvador.

O evento encerrará a Temporada França-Brasil, em celebração aos 200 anos de relações diplomáticas entre os dois países, e promoverá um diálogo inédito sobre cidades inclusivas e sustentáveis, envolvendo também o continente africano.

Durante o encontro, Ana Paula Matos destacou a importância da parceria entre Salvador e o governo francês na construção de um evento que pretende deixar legados concretos para o futuro da cidade. “Estamos muito honrados com a escolha de Salvador como sede deste fórum internacional. Temos uma expectativa muito positiva para receber jovens lideranças, intelectuais e representantes de diferentes países. Salvador está pronta e à disposição para realizar um evento transformador, que reflita nossa identidade e fortaleça laços de cooperação com a França e a África”, afirmou a vice-prefeita.

A cidade foi escolhida por sua relevância histórica, cultural e geopolítica como capital afro-brasileira e referência no Atlântico Negro. O Fórum abordará temas centrais como justiça social, combate ao racismo, valorização das culturas afrodescendentes e indígenas, e desenvolvimento urbano sustentável.

Durante a agenda oficial, a ministra Nathalie Broadhurst visitou locais estratégicos cotados para sediar as atividades do fórum, como o Doca 1, o auditório do Arquivo Público Municipal, a Casa do Benin e o Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (Muncab). A gestora também conheceu a curadora brasileira do evento, a professora Glória Figueiredo, da Faculdade de Arquitetura da UFBA.

Na reunião, a vice-prefeita e a ministra discutiram sobre a possibilidade de participação do presidente francês Emmanuel Macron na abertura do fórum, que reunirá representantes da sociedade civil, acadêmicos, ativistas e autoridades internacionais. Participaram do ato o chefe do Serviço Econômico Regional da Embaixada da França em Brasília, Philippe Gassman; o cônsul-geral da França no Nordeste, Serge Gas; o cônsul-honorário em Salvador, Bernard Greck; o adido de cooperação, Sébastien Dahyot; o tradutor, Michel Colin; a assessora-chefe do gabinete Salvador Capital Afro, a chefe do Escritório de Cooperação, Isabelle Schaun e equipe.

Compartilhe:

Publicidade

Mais Lidas

Serviços prestados na Bahia caem em abril de 2025...

15 de junho de 2025

15

Brasil vence Ucrânia de virada na Liga das Nações...

15 de junho de 2025

15

Itamaraty tenta retirada de políticos brasileir......

15 de junho de 2025

15

Sistema de Reconhecimento Facial é empregado em......

15 de junho de 2025

15

Publicidade

News Letter

Cadastre-se em nossa News Letter e receba as notícias e artigos.

Publicidade