O Vaticano informou nesta terça-feira (18) que o papa Francisco foi diagnosticado com pneumonia bilateral. Segundo o comunicado oficial, o estado de saúde do pontífice “continua a apresentar um quadro complexo”.
Esse tipo de pneumonia afeta ambos os pulmões, tornando-se mais severa do que a forma comum da doença. A infecção pode comprometer significativamente a capacidade respiratória, gerando riscos adicionais para outros órgãos e até para a consciência do paciente.
De acordo com o boletim médico, “exames laboratoriais, radiografias de tórax e as condições clínicas do Santo Padre continuam apresentando um quadro complexo”. A infecção polimicrobiana surgiu em um contexto de bronquiectasia – uma dilatação permanente dos brônquios – e bronquite asmática, o que demandou um tratamento à base de antibióticos e cortisona, tornando a terapia mais desafiadora.
O pontífice foi hospitalizado inicialmente para tratar uma bronquite, que acabou evoluindo para uma infecção polimicrobiana das vias respiratórias. No dia anterior, segunda-feira (17), os médicos já haviam alertado que sua condição clínica exigia cuidados especiais.