Publicidade

Simulado preparatório para atendimento de urgência e emergência no Carnaval acontece nesta quinta (1º)

109

Publicidade

Foto: Lucas Moura/Secom PMS

Quem passar pelo Farol da Barra às 11h nesta quinta-feira (1º) poderá acompanhar de perto a realização de um simulado preparatório para atendimento às ocorrências de urgência e emergência envolvendo múltiplas vítimas nos circuitos do Carnaval de Salvador. A inciativa da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), coordenada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e em parceria com a Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), visa o aperfeiçoamento de competências e habilidades profissionais, capacidade de comunicação e respostas, além do entrosamento para atuação conjunta dos serviços de saúde e demais órgãos envolvidos na folia momesca.

Para a vice-prefeita e secretária da SMS, Ana Paula Matos, a atividade preparatória é de suma importância para qualificar o atendimento. “Com essa ação podemos analisar o funcionamento do nosso trabalho em situações de extrema pressão, entender o que planejamos, colocar em prática, testar seu funcionamento e termos conhecimento daquilo que podemos melhorar em estratégias de salvamento, para fazermos um trabalho assertivo”, destaca.

Os profissionais envolvidos simularão o atendimento de 50 foliões após terem sido atropelados por um trio elétrico sem freio. Durante a atividade serão utilizadas cinco motolâncias e 10 ambulâncias do Samu para auxiliar nos primeiros socorros às vítimas e encaminhamento para as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e hospitais. “Nossa equipe está em constante aprimoramento para que possamos proporcionar o melhor atendimento aos foliões”, afirmou o coordenador do Samu, Ivan Paiva.

Outros órgãos também estão envolvidos na megaoperação simulada, como a Defesa Civil de Salvador (Codesal), Superintendência de Trânsito (Transalvador), Guarda Civil Municipal (GCM), Corpo de Bombeiros, Polícia Militar da Bahia (PM-BA), Polícia Civil (PC-BA), Polícia Técnica, Superintendência de Telecomunicações (Stelecom), Grupamento Aéreo da PM-BA (Graer) e Vigilâncias Sanitária e Ambiental.

Texto: Ascom/SMS

Compartilhe:

Publicidade

Mais Lidas

Ministro Barroso diz que tarifa de Trump se bas......

14 de julho de 2025

10

Jerônimo e Rui Costa entregam 260 moradias do M......

14 de julho de 2025

14

Salvador continua com tempo chuvoso ao longo de......

14 de julho de 2025

37

Médicos podem suspender atendimentos em hospita......

14 de julho de 2025

49

Publicidade

News Letter

Cadastre-se em nossa News Letter e receba as notícias e artigos.

Publicidade