Publicidade

Salvador: Após denúncia, Escola Municipal Joir Brasileiro é fechada para reforma

99

Publicidade

Após professores e pais de alunos denunciarem a situação precária da Escola Municipal Joir Brasileiro, em Brotas, a Secretaria Municipal de Educação (Smed) decidiu fechar a unidade a temporariamente para realizar obras de reforma. Ao bahia.ba, a Smed que a situação foi provocada por “reiterados atos de vandalismo” e em todas as situações, a Secretaria Segurança Pública foi acionada, porém, segundo Smed, não houve resolução.

“A Secretaria Municipal da Educação (Smed) informa que a Escola Municipal Joir Brasileiro, localizada em Brotas, lamentavelmente, sofreu reiterados atos de vandalismo e depredação que resultaram na destruição de grades, janelas, louças sanitárias, furto de materiais elétricos, equipamentos, entre outros. Em todas as ocorrências, a administração municipal acionou as forças de segurança pública, sem, entretanto, conseguir que esses atos criminosos fossem coibidos”, disse em nota.

Ainda de acordo com a secretaria, “nesse meio tempo tentou-se iniciar a recuperação dos danos para que a escola pudesse voltar a funcionar, chegando a investir aproximados de R$ 40 mil. Porém, novas ações dos vândalos destruíram o que vinha sendo feito. A secretaria também tentou encontrar, nas imediações, um imóvel que pudesse abrigar a escola, mas sem sucesso. Decidiu-se, então, por colocar vigilantes 24 horas nesse prédio e realizar uma manutenção de emergência nas estruturas essenciais ao funcionamento da unidade para que as aulas voltem até o dia 17 de fevereiro deste ano de 2022”, pontuou.

Outras ações 

Ao bahia.ba, o professor da unidade Paulo Junior informou que, após divulgação da situação, o secretário municipal de Educação, Marcelo Oliveira, recebeu a diretora, afirmando que “atenderá o pleito da comunidade, priorizando a reforma da escola”.

Para coibir novas ações, a secretaria também informou que está investindo em um sistema de segurança eletrônica com a instalação de câmeras e alarmes que acionam uma ronda motorizada para que novos atos de vandalismo não voltem a acontecer e a reforma da escola possa ser realizada sem transtornos e com cumprimento do prazo. “Na sequência dessas intervenções emergenciais, esse prédio escolar será completamente reformado para garantir todo conforto e segurança aos alunos. É importante ressaltar que esse processo não afetará o ano letivo, uma vez que haverá reposição das aulas perdidas”, disse a Smed.

Compartilhe:

Publicidade

Mais Lidas

Serviços prestados na Bahia caem em abril de 2025...

15 de junho de 2025

11

Brasil vence Ucrânia de virada na Liga das Nações...

15 de junho de 2025

12

Itamaraty tenta retirada de políticos brasileir......

15 de junho de 2025

13

Sistema de Reconhecimento Facial é empregado em......

15 de junho de 2025

14

Publicidade

News Letter

Cadastre-se em nossa News Letter e receba as notícias e artigos.

Publicidade