Publicidade

Foto: Reprodução

Papa Leão 14 pede fim das guerras em primeiro discurso dominical como papa

0

Publicidade

O papa Leão 14 pediu às “grandes potências do mundo” que parassem com a guerra e por uma paz “justa” e “duradoura” na Ucrânia no domingo (11/05), em seu primeiro discurso dominical na sacada da Basílica de São Pedro. O sumo pontífice também clamou por um cessar-fogo em Gaza e a libertação dos reféns, neste breve discurso após a oração “Regina Caeli”, sua primeira após ser nomeado líder da Igreja Católica.

“Diante do atual cenário dramático de uma Terceira Guerra Mundial em pedaços, como o papa Francisco tinha reiteradamente afirmado, eu também me dirijo aos grandes líderes deste mundo, repetindo este apelo sempre atual: nunca mais guerra!”, declarou o soberano pontífice.

“Levo no coração o sofrimento do amado povo ucraniano. Tudo deve ser feito para alcançar uma paz genuína, justa e duradoura o mais rápido possível”, acrescentou, implorando que “todos os prisioneiros sejam libertados e que as crianças possam retornar às suas famílias”.

Dizendo estar “profundamente triste com o que está acontecendo na Faixa de Gaza“, o papa pediu “o fim imediato das hostilidades, o fornecimento de ajuda humanitária à população civil exausta e a libertação de todos os reféns”.

“Acolhi com satisfação o anúncio do cessar-fogo entre a Índia e o Paquistão e espero que, por meio das próximas negociações, um acordo duradouro possa ser alcançado rapidamente”, disse ainda o agostiniano.
Expectativas da 1⁠ª oração dominical de Leão 14
A primeira oração dominical do novo papa foi muito aguardada, pois esse encontro semanal costuma ser uma oportunidade para o líder religioso falar sobre questões importantes que dominam as notícias internacionais.

Robert Francis Prevost, 69 anos, já havia se dirigido aos fiéis com uma breve oração na quinta-feira (08/05), logo após o “Habemus Papam” que o apresentou ao mundo. Na ocasião, cerca de 100 mil pessoas lotaram a Praça de São Pedro.

No domingo, duas horas antes da oração, um fluxo constante de peregrinos e fiéis já estava se reunindo na Praça de São Pedro, exibindo bandeiras do mundo todo e símbolos católicos.

Ao meio-dia, na hora de Roma, na sacada da basílica, ele recitou a “Regina Caeli” (“Rainha do Céu”), uma oração a Maria dita durante a Páscoa.

“Esperamos um bom ano porque a Igreja Católica está sendo testada agora, especialmente nos Estados Unidos”, disse à AFP Resfina Macoy Torrevillas, uma californiana de 68 anos que veio de San Diego com cerca de 40 peregrinos. Um papa americano poderia ajudar com isso? “Talvez. Os caminhos do Senhor são inescrutáveis”, acrescenta ela.

Compartilhe:

Publicidade

Mais Lidas

Braga Netto solicita acareação com Cid na ação ......

17 de junho de 2025

4

Copa do Brasil: Bahia vai encarar o Retrô-PE, n......

17 de junho de 2025

4

Policiais recebem conhecimentos em Direitos Hum......

17 de junho de 2025

3

Governador autoriza licitação para ampliação do......

17 de junho de 2025

6

Publicidade

News Letter

Cadastre-se em nossa News Letter e receba as notícias e artigos.

Publicidade