Luciano Juba, lateral-esquerdo do Bahia, foi convocado pela primeira vez por Carlo Ancelotti para a Seleção Brasileira após se destacar no clube e mostrar versatilidade e crescimento na carreira.
Entre os 23 jogadores convocados por Carlo Ancelotti para a última Data Fifa de 2025, um nome surpreendeu ao receber a primeira oportunidade de vestir a camisa verde e amarela: o lateral-esquerdo Luciano Juba, de 26 anos, que chamou a atenção do treinador italiano por sua atuação no Bahia.
Poucos meses antes da Copa do Mundo, a posição de Juba é, ainda, umas das incertezas de Carletto. Sem Douglas Santos, do Zenit, que se recupera de lesão, o treinador inovou ao convocar Luciano Juba, que, desde 2024, se consolidou como titular do Tricolor de Aço.
Natural de Serra Talhada (PE), a 415 km da capital, Recife, Luciano Batista da Silva Junior começou a carreira no Serra Talhada, de sua cidade natal, e foi emprestado à base do Sport em 2017.
Após dar os primeiros passos como meia-atacante, Juba foi adaptado à lateral esquerda em 2019, quando foi comprado pelo Leão da Ilha — clube no qual não teve a oportunidade de fazer testes durante a juventude por falta de condições, como o próprio relembrou após conquistar o Pernambucano sub-20, em 2020
Após o término do contrato, o lateral foi a última contratação do Bahia em 2023, o 25º reforço trazido pelo Tricolor baiano após a celebração com o Grupo City. À época, ele chegou ao clube como o jogador de linha com mais minutos em campo, naquela temporada.
A parceria rendeu frutos. Em 2025, sob o comando de Rogério Ceni, Juba foi uma das peças-chave do Tricolor de Aço nas conquistas do Campeonato Baiano sobre o principal rival, Vitória. Também contribuiu à conquista da Copa do Nordeste deste ano, com o placar agregado de 9 a 1 contra o Confiança.
Questionado sobre a convocação do lateral nesta segunda-feira, Ancelotti teceu elogios ao jogador de 26 anos: “Um perfil técnico muito importante. Ontem fez uma assistência muito boa para o gol do Bahia. Um jogador que pode jogar também por dentro. Acredito que pela evolução dele, ele merece que a gente faça uma avaliação sobre o seu futebol.