O investigador da Coordenação de Operações e Recursos Especiais (CORE) da Polícia Civil da Bahia, Tiago Freitas, de 41 anos, concluiu o curso de Gerenciamento de Crises no Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE) da Polícia Militar de São Paulo. O treinamento ocorreu na sede da corporação, entre os dias 28 de abril e 16 de maio.
Com essa certificação, Freitas se torna o primeiro policial civil do estado a reunir as duas principais formações na temática, somando ao novo curso a capacitação em Negociação em Crises com Reféns, concluída em 2021.
Para o investigador, a qualificação representa um ganho institucional. “O curso é de suma importância nas ações de crise envolvendo reféns. Estou feliz por poder compartilhar o que há de mais novo em doutrina de Gerenciamento de Incidentes Críticos, buscando preparar melhor nossos colegas nas suas ações, reduzindo as chances de perdas de vidas das vítimas, ao encontrar respostas mais eficientes em prol da segurança da sociedade”, avaliou.
O GATE é referência nacional e internacional na condução de situações críticas com reféns e pessoas com comportamento suicida em posse de arma branca ou de fogo. O curso contou com a presença de oficiais da Polícia Militar de São Paulo, do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) de Brasília, do Batalhão de Choque de Rondônia e da polícia da Argentina.