De 16 a 18 de junho de 2025, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) promoveu na cidade de Salvador (BA) a 2ª Plenária da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade – RBMLQ‑I, um encontro institucional estratégico que marca a consolidação da retomada de eventos do tipo, iniciado em 2024 após quase uma década sem realização.
Participação de peso no cenário federal
A abertura oficial contou com a presença do ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) em exercício, Márcio Elias Rosa, além do presidente do Inmetro, Márcio André Brito, e representantes da vice-presidência da República e altos cargos do MDI. Esse quadro de autoridade institucional reforça o reconhecimento da relevância da RBMLQ‑I como ferramenta estratégica na modernização da infraestrutura da qualidade no país.
Foco nas metas: inovação, sustentabilidade e digitalização
Ao longo dos três dias de programação, o evento reuniu representantes dos 24 órgãos delegados regionais (Ipems), superintendências do Inmetro e diretorias nacionais. Os debates foram centrados em temas prioritários como:
-
transformação digital, sustentabilidade e uso de inteligência artificial para elevar a eficiência do controle metrológico
-
modernização do Sistema de Gestão Integrada (SGI) da Rede
-
reflexos da aplicação da Estratégia Nacional de Infraestrutura da Qualidade (ENIQ), reacendida em 2024 com participação de dez ministérios e sociedade civil, na redução das desigualdades regionais e fortalecimento da competitividade industrial
Iniciativas e reconhecimento institucional
Durante o encontro, houve reconhecimento e avaliação dos resultados alcançados no plano de trabalho da RBMLQ‑I. Programas como o Inmetro na Palma da Mão — que permite autenticação de selos por app — no futuro devem ampliar a fiscalização em produtos como capacetes, extintores e cilindros de GNV . Além disso, foram apresentados objetivos de criação de agenda setorial, novas diretrizes para órgãos delegados e ajustes regulatórios com impacto até o final de 2025.
O evento também incluiu a entrega do Prêmio InovInmetro 2025, homenagem às melhores práticas inovadoras entre os órgãos delegados. Instituições como o Ipem-SP foram premiadas por projetos exemplares.
Ambiente de integração e fortalecimento regional
Com a realização em Salvador, sob coordenação do Ibametro, a Plenária reforçou o compromisso com o caráter nacional e a integração técnica de todo o Sistema Inmetro. Diretores regionais enfatizaram a troca de experiências e a construção coletiva de políticas de metrologia que respeitem e promovam as regionalidades
Conclusão
A 2ª Plenária da RBMLQ‑I reforça o Inmetro como protagonista na modernização da infraestrutura da qualidade no Brasil. Ao retomar o modelo de plenárias após quase uma década, a autarquia reafirma seu compromisso com inovação, proteção ao consumidor e competitividade industrial, em sintonia com as diretrizes do MDIC e da ENIQ. Com foco em digitalização, sustentabilidade e integração institucional, o evento fortalece a base técnica para garantir produtos seguros e qualidade para toda a sociedade.