O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, anunciou que o governo federal pretende aprovar, ainda este ano, a taxação das grandes empresas de tecnologia, como Google, Apple, Meta e Amazon, no Congresso. O objetivo é aumentar a arrecadação e incentivar investimentos na infraestrutura digital do país. A proposta, discutida desde o ano passado, foi retomada devido às dificuldades fiscais previstas para 2025.
Juscelino afirmou que, além de arrecadar, o governo quer que as big techs ajudem na inclusão digital e melhoria da infraestrutura de telecomunicações. O governo também planeja retomar as articulações políticas após o Carnaval, com o apoio da ministra Gleisi Hoffmann.
A OCDE estima que a taxação global das big techs poderia gerar entre US$ 17 bilhões e US$ 32 bilhões anualmente, e o Brasil analisa o potencial de arrecadação. A medida vem à tona em um cenário de pressões fiscais, com o orçamento de 2025 prevendo um déficit de R$ 40,4 bilhões.