A cidade de Cara´va um dos pontos turisticos da Bahia, vive acuada com as ações do crime organizado que tem afastado os visiantantes da cidade. O clima é de medo. Em ação de combate ao crime organizado, Forças Estaduais e Federal alcançaram, na noite de sábado (10), na cidade de Caraíva, o líder de uma facção envolvida com tráficos de armas e entorpecentes, homicídios, roubo e lavagem de dinheiro. As equipes das Polícias Federal, Civil e Militar cumpriam mandado de prisão contra o homem, identificado como Alongado. O criminoso resistiu a prisão e acabou ferido. Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.
No local do confronto, um homem apontado com “segurança” do traficante também terminou atingido e não resistiu aos ferimentos.
Com o líder de facção e o comparsa foram apreendidos uma pistola, um revólver, carregador, munições e porções de entorpecentes.
A comunidade de Caraíva é dividida entre a vila tradicional e as aldeias indígenas Pataxó, especialmente a aldeia Xandó, que assistiu uma expansão urbana desordenada nos últimos anos.