O dólar fechou em queda nesta sexta-feira (14), ficando abaixo de R$ 5,70, nível que não era visto desde novembro. No dia 7 deste mês, a moeda americana foi cotada a R$ 5,6752.
O mercado reagiu positivamente ao anúncio do presidente dos EUA, Donald Trump, sobre tarifas recíprocas para importações, que igualam as taxas dos Estados Unidos às dos países exportadores. As tarifas entrarão em vigor em 1º de abril, o que aliviou a pressão sobre o dólar no dia de hoje. No entanto, há preocupações sobre o impacto dessa medida na inflação norte-americana.
No Brasil, a queda do dólar foi intensificada após a divulgação de uma pesquisa Datafolha, que mostrou que 24% dos brasileiros aprovam o governo do presidente Lula (PT) e 41% o reprovam, o pior índice de aprovação de sua gestão. O resultado gerou especulações sobre suas chances de reeleição.
Além disso, dados do IBGE apontaram a menor taxa de desemprego da história em 14 estados brasileiros, conforme a PNAD Contínua Trimestral. O Ibovespa, principal índice da B3, operava em alta.