Publicidade

Bahia e França discutem parcerias estratégicas em infraestrutura, saúde e meio ambiente

207

Publicidade

Fotos: Ascom/Seplan/

O Governo do Estado e a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) consolidam avanços na cooperação internacional com foco em projetos transversais e estratégicos. Uma reunião coordenada pela Secretaria do Planejamento (Seplan), a pedido do gabinete do governador Jerônimo Rodrigues, foi realizada nesta segunda-feira (3) e contou com a participação de secretários e dirigentes de órgãos estaduais. O objetivo principal foi viabilizar o Programa Integrado de Saneamento, Recursos Hídricos e Saúde, além de discutir outras iniciativas nas áreas de infraestrutura e mobilidade urbana que podem receber apoio da AFD.

O Programa Integrado de Saneamento, Recursos Hídricos e Saúde é estruturado em três componentes: saúde, saneamento e gestão. Ele envolve a participação das secretarias de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), através da Cerb, da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), via Inema, e da Secretaria da Saúde. O programa visa promover o desenvolvimento social com equidade, ampliando o acesso à água em quantidade e qualidade e fortalecendo a saúde pública. Atualmente, está em negociação um financiamento de aproximadamente US$ 149 milhões com a AFD para viabilizar essas iniciativas.

Parcerias Estratégicas

“A Bahia tem investido fortemente em iniciativas que fortalecem a infraestrutura, preservam o meio ambiente e promovem a inclusão social. Contar com o apoio de uma instituição com a expertise da AFD é fundamental para concretizarmos projetos estruturantes”, destacou o secretário estadual do Planejamento, Cláudio Peixoto, reforçando a necessidade da captação de recursos para ampliar a execução de políticas públicas que promovam a melhoria da qualidade de vida da população baiana.

Dominique Hautbergue, diretor regional da AFD, reforçou o compromisso da agência em apoiar o estado, além de destacar a relevância dos investimentos em temas urgentes, como mudanças climáticas, abastecimento de água e questões relacionadas a gênero.

Desenvolvimento Sustentável

Durante a reunião, também foram discutidas ações planejadas pelas secretarias para ampliar a sustentabilidade e a inovação no estado, incluindo projetos de recuperação energética com geração a partir de resíduos sólidos e biomassa, estudos para a expansão do sistema de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e iniciativas ambientais voltadas à gestão de bacias hidrográficas e unidades de conservação.

O encontro reuniu as secretárias estaduais Larissa Moraes (Infraestrutura Hídrica e Saneamento) e Jusmari Oliveira (Desenvolvimento Urbano), o secretário do Meio Ambiente, Eduardo Sodré, a superintendente de Captação de Recursos da Seplan, Luiza Amélia Mello, o superintendente de Energia e Comunicações da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), Celso Rodrigues, e outros dirigentes e representantes do governo baiano, além da gerente de Projetos da AFD, Suzanne Spooner.

Fonte: Ascom/Seplan

Compartilhe:

Publicidade

Mais Lidas

Ministro Barroso diz que tarifa de Trump se bas......

14 de julho de 2025

9

Jerônimo e Rui Costa entregam 260 moradias do M......

14 de julho de 2025

13

Salvador continua com tempo chuvoso ao longo de......

14 de julho de 2025

37

Médicos podem suspender atendimentos em hospita......

14 de julho de 2025

48

Publicidade

News Letter

Cadastre-se em nossa News Letter e receba as notícias e artigos.

Publicidade