O Estado da Bahia registrou, até o momento, 170 casos de Síndrome Gripal (SG) com resultado positivo para Influenza A H3N2. De acordo com informações da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), destes, 48 evoluíram para Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e necessitam de hospitalização.
Mais cedo, a pasta informou o primeiro registro de morte por influenza A H3N2 no Estado – uma idosa de 80 anos, residente em Salvador. Atualmente, a capital baiana vive um surto de gripe, e nas últimas 24 horas foram registrados 38 novos casos da doença.
O município amanheceu nesta quinta-feira com 29 pacientes diagnosticados com Covid-19 ou gripe regulados, ou a serem regulados – a maioria deles com influenza H3N2.
Para conter o avanço do subtipo do influenzavirus, a prefeitura de Salvador suspenderá a vacinação contra a Covid-19 na próxima sexta-feira (17), para viabilizar um esforço concentrado de imunização, para todos os públicos, contra a doença.
Segundo a Sesab, além de Salvador, com 144 casos, também registraram ocorrências de H3N2 os municípios de Alagoinhas (1), Camaçari (1), Catu (3), Conceição do Jacuípe (1), Eunápolis (1), Feira de Santana (2), Gandu (1), Itabepi (2), Laje (1), Lauro de Freitas (2), Macajuba (1), Porto Seguro (1), Presidente Tancredo Neves (2), São Sebastião do Passé (5), Teolândia (1) e Vitória da Conquista (1).
“A predominância dos casos está aqui em Salvador, e temos alguns casos dos outros municípios também. Quatro casos são de munícipes de outros estados. Alertamos a população sobre os cuidados de prevenção e vacinação. A prevenção é a mesma que fazemos nos últimos dois anos de pandemia”, alertou a secretária Estadual da Saúde, Tereza Paim.
Em vídeo gravado pela assessoria da Sesab, Paim destaca que a Bahia recebeu, até o momento, 103 mil doses da vacina contra Influenza A – das quais 23 mil estão sendo referenciadas para os municípios que estão sendo vítimas de enchentes e alagamentos.