Especialista em reconstrução de mama, o cirurgião plástico baiano, Dr. Sérgio Rodrigo, reiterou a importância da aprovação do Projeto de Lei de autoria do deputado Roberto Carlos (PDT), que tramita na Assembleia Legislativa da Bahia e prevê que os planos de saúde sejam obrigados a custear operação plástica reparadora de aumento de mama com prótese de silicone, em pacientes submetidas à cirurgia bariátrica, no Estado.
De acordo com o especialista, que fez residência médica em cirurgia plástica num dos serviços mais renomados do Brasil, o Instituto Nacional do Câncer, muitas mulheres necessitam resgatar a saúde mental e emocional, debilitada pela baixa autoestima gerada pelas alterações anatômicas e morfológicas do corpo humano consequentes de uma cirurgia bariátrica.
“O Projeto do deputado Roberto Carlos é de extrema importância, pois a obesidade mórbida é uma doença grave e a cirurgia plástica vem complementar o tratamento em casos extremos, onde há um excesso de pele, não se restringindo a um simples procedimento estético”, ressaltou o doutor Sérgio Rodrigo.
Além disso, a proposição em questão, ainda, obriga as operadoras que se negarem a realizar o procedimento de cobrir os custos da cirurgia reparadora a indenizar paciente por danos morais decorrentes da recusa indevida de cobertura.
Redação do R/N