Prefeitura e Nações Unidas firmam parceria para fortalecer ações sociais em Salvador

A vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos, e o responsável por projetos do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) em Salvador, Leonel Neto, se reuniram nesta quinta-feira (4) para firmar parceria que visa traçar um diagnóstico socioassistencial, criar uma plataforma de monitoramento do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) e agir nas comunidades carentes de Salvador.

 

Um Memorando de Entendimento entre o Escritório de Governança Social da prefeitura e o PNUD será assinado entre as partes para formalizar o acordo. O objetivo é cumprir as metas da “Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, pacto global que envolve diversos países, incluindo o Brasil.

 

Entre as metas da Agenda 2030 estão: Erradicar a pobreza extrema e a fome, educação Básica Universal, promover igualdade de gênero e empoderar as mulheres, reduzir a Mortalidade Infantil, melhorar a Saúde Materna, combater HIV/AIDS, a Malária e outras doenças e garantir Sustentabilidade Ambiental. São 169 metas dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidas no documento “Transformando o Nosso Mundo.

 

A vice-prefeita, que conduziu a reunião, relembrou as crises que a cidade passou e destacou a importância da parceria. “Salvador viveu duas grandes crises em cinco anos, em 2015 com as chuvas que causou a tragédia no Barro Branco, e em 2020 com a pandemia do coronavírus, e nos reinventamos, agimos de forma rápida, com ações efetivas, isso porque nos reestruturamos e avançamos nas ações sociais nesse período. A ideia é que a gente não só fortaleça o SUAS, mas faça um mapeamento da cidade para cuidar da família como um todo, nas áreas sociais, de educação, saúde, emprego, proporcionando, assim, novas oportunidades de vida. É casar a inteligência da gestão com a tecnologia do Programa das Nações Unidades e atingir quem, de fato, precisa”, pontuou Ana Paula Matos.

 

Presente na reunião, o secretário da Casa Civil, Luiz Carreira disse que é importante fortalecer o SUAS e ressaltou que “uma das prioridades da gestão é apoiar bons projetos na área social”.

 

Já Leonel Neto, do PNUD, disse que “a integração das políticas sociais do Município de Salvador, seguida do alinhamento à Agenda 2030 e aos ODS, certamente possibilitará a ampliação dos resultados já alcançados. Para tanto, o PNUD colocará toda a sua experiência em territorialização dos ODS para possibilitar que a Prefeitura implemente um projeto de grande impacto em Salvador”.

Foto: Adam Vidal / Segov

Postagens Relacionadas

Leave a Comment