O ex-deputado federal e presidente nacional licenciado do PTB, Roberto Jefferson, está internado no Hospital do complexo penitenciário de Gericinó, em Bangu, na Zona Oeste carioca. Neste domingo ele passou mal, com febre, taquicardia e pressão baixa. Mas a defesa quer que ele seja transferido para uma unidade de saúde particular, na Barra da Tijuca, também na Zona Oeste, e entrou com uma petição no Supremo Tribunal Federal.
Segundo o advogado Luiz Gustavo Pereira Cunha, eles aguardam uma decisão do ministro do Alexandre de Moraes, para transferência o mais breve possível. De acordo com o advogado, o ministro já oficiou a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária, para saber as condições de saúde de Roberto Jefferson. A Seap respondeu que não tem condição de prestar o tratamento adequado ao paciente, nas suas unidades.
Por causa da sua situação de saúde, Jefferson pediu licença, por prazo indeterminado, do cargo que ocupa à frente do partido. Em nota divulgada em seu site, o PTB confirmou o pedido de afastamento e informou que o ex-deputado seguirá internado até terça-feira, quando fará um novos exames.
No último dia 14, ele retornou ao Complexo Penitenciário, após mais de um mês um hospital particular. A determinação de voltar à prisão partiu do ministro Alexandre de Moraes.
Roberto Jefferson havia sido preso preventivamente, em agosto, sob a acusação de utilizar as redes sociais para atacar poderes da República e o estado democrático de direito, e em 4 de setembro Moraes autorizou sua transferência para um hospital, devido a problemas de saúde e necessidade de tratamento médico.
Edição: Vitória Elizabeth / Beatriz Arcoverde