Foto: Josenildo Almeida/Ascom SEC/
Nesta sexta-feira, 15 de outubro, comemora-se o Dia do Professor em todo o território nacional. A data foi implantada na década de 1960 pelo governo do ex-presidente João Goulart. Para celebrar a data, reunimos aqui várias mensagens que você pode enviar para o seu professor ou professora favorito(a). Nestes dias de pandemia, os professores tiveram que se reinventar, para que seus alunos e alunas, não ficassem se ter pelos menos, algumas informações e conhecimentos, nestes tempos de Covid-19. Continuaram seus trabalhos em casa, mas com a mesma luta e determinação.
O enfrentamento da pandemia na área educacional tem sido um grande desafio em todos os níveis de ensino, uma vez que a adaptação às aulas on-line e as desigualdades de acesso às tecnologias agravam o cenário de incertezas em que a maioria da comunidade escolar está inserida.
Diante dessa situação, muitos gestores escolares tiveram de buscar alternativas emergenciais para continuar com as atividades. Principalmente, com o auxílio de plataformas on-line de ensino e a introdução de novas metodologias.
A necessidade de ofertar novas abordagens diante desse panorama, como o ensino à distância, fez com que muitos professores tivessem de se reinventar, elaborar novos planejamentos de aula e rever antigos conceitos.
Sobre a Celebração da Data
No Brasil, a criação do Dia do Professor está associada com a Lei de 15 de outubro de 1827, assinado por D. Pedro I.
Nesse documento, ficou estabelecido que em todas as cidades do país seriam construídas escolas primárias de ensino elementar. Na época, elas eram chamadas de “Escolas de Primeiras Letras”.
Contudo, a comemoração começou somente 120 anos depois. Foi, portanto, em 1947 que se formou a “Comissão Pró-oficialização do Dia do Professor” transformando o projeto na Lei Estadual nº 174.
A primeira comemoração ocorreu na cidade de São Paulo. Ela foi encabeçada pelo educador Salomão Becker que ficou conhecido por suas célebres frases: “Professor é profissão, educador é vocação” ; “Em Educação, não avançar já é retroceder.”
Por Raimundo Rui