Foto: Ascom SSP/
O céu alaranjado do pôr do sol abrilhantou a solenidade de formatura de 195 novos oficiais da Polícia Militar da Bahia, no final da tarde de sexta-feira (20), na Vila Policial Militar do Bonfim, em Salvador. O evento marcou a conclusão do Curso de Formação de Oficiais Auxiliares (CFOA) 2024 e contou com as presenças do secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, do comandante-geral da PMBA, coronel Paulo Coutinho, do comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Marchesini e de oficiais e praças da corporação.
“Sejam agentes de transformação positiva nas comunidades em que servirão e desempenhem um papel destacado na Corporação, uma instituição que se aproxima do seu bicentenário e que necessita de líderes comprometidos com a inovação, ética e a responsabilidade social. A realização do sonho dos senhores é também a concretização de um objetivo deste comandante-geral. É imprescindível reconhecer o apoio fundamental das áreas sistêmicas do Governo do Estado envolvidas para a realização deste curso.”, declarou o comandante-geral, coronel Coutinho.
Esta turma de formandos do CFOA, que tem a duração de um ano e é realizado pela Academia de Polícia Militar (APM), é composta por 113 homens e 82 mulheres que passaram por disciplinas como Direito Processual Penal, Direito Penal Militar, Relações Raciais e de Gênero, e Policiamento Comunitário e Policiamento Ostensivo Geral. Os aspirantes também participaram de jornada de instrução e estágio supervisionado, totalizando a carga de 1.690 horas.
“CFOA é um curso extremamente desafiador, que demanda dedicação, abdicação e o compromisso necessários para alcançar o oficialato. Entrei no curso para realizar o objetivo de ser oficial, ser a primeira colocada foi a consequência desse sonho”, relatou emocionada a aspirante a oficial Rosana Pestana, há 27 anos na corporação, onde entrou aos 18 anos após concluir o ensino médio no CPM Dendezeiros, onde fez parte da primeira turma feminina do colégio.
Após a formatura, os novos oficiais serão designados para unidades operacionais em toda a Bahia e irão reforçar a segurança da população nas ruas. Depois de um período de estágio, os aspirantes serão promovidos a tenentes.
Além dos 195 formandos, o tenente Bosco concluiu o curso como oficial aluno assistente. Ele foi promovido por ato de bravura realizado em setembro de 2003, quando salvou dois policiais federais que estavam baleados, na linha de tiro de bandidos durante assalto a banco em Pilão Arcado. Na época, ele era sargento lotado na Cipe Caatinga. Em 2022 o tenente recebeu a medalha Cruz de Bravura durante a solenidade de aposição de luvas. Para atender os requisitos e conquistar futuras promoções, o tenente realizou o CFOA. “Me sinto reconhecido pela instituição e muito grato por todas as pessoas que fizeram parte desse processo. A vivência da academia foi muito importante para ganhar confiança e liderar”, ressaltou o tenente Bosco.
Texto: DCS/PM