Letícia Martins/EC Bahia/
O Bahia encarou o Red Bull B/ragantino neste domingo (1°) no Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista, em partida válida pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro 2024. Com direito a gol sofrido aos 50 minutos do segundo tempo, o Tricolor foi derrotado por 2 a 1. Douglas Mendes e Gustavinho marcaram para o Massa Bruta, enquanto Luciano Juba descontou para o Esquadrão. Com o resultado, o Bahia perdeu a oportunidade de se aproximar do G-4 e caiu para a sétima colocação na tabela. A derrota também faz com que a equipe baiana durma fora do G-6, complicando sua posição na briga por uma vaga direta na Libertadores.
Agora, o Tricolor terá um período de pausa devido à data FIFA, onde a Seleção Brasileira disputa as Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. O próximo compromisso do Esquadrão de Aço será no dia 12 de setembro, contra o Flamengo, no Maracanã, pela partida de volta das quartas de final da Copa do Brasil 2024.
Primeiro Tempo
Primeiro tempo movimentado em Bragança Paulista. Logo aos 20 segundos, Everaldo quase abriu o placar com um chute forte.
O Bahia dava indícios que ia controlar a primeira etapa, mas Helinho apareceu e acertou uma bola no travessão.
O jogo ficou equilibrado, com boas chances para os dois lados. Além do chute de Helinho no travessão, o Massa Bruta ainda chegou bem com Vitinho e Sasha.
O Tricolor não deixou por menos e também assutou com Everaldo, em outras duas duas oportunidades.
A má notícia para os times foi a saída de Helinho, com dores na panturrilha, e Thaciano, com dores no joelho, ambas no meio da primeira etapa.
Segundo Tempo
No segundo tempo, o Bahia voltou a ameaçar primeiro, dessa vez na bola aérea. Aos 6 minutos, Gabriel Xavier cabeceou firme, mas o goleiro Cleiton fez boa defesa.
Porém, aos 18 minutos, foi o Bragantino quem abriu o placar com Douglas Mendes, que subiu livre de marcação para cabecear e balançar as redes.
O Tricolor respondeu rapidamente e empatou aos 26 minutos, com Luciano Juba aproveitando um rebote dentro da área para marcar. A partir daí, o jogo ganhou ainda mais intensidade, com chances para ambos os lados. O Bahia quase virou com Rafael Ratão, mas Cleiton fez outra grande defesa.
No entanto, quando o empate parecia certo, Gustavinho, aos 50 minutos, acertou um belo chute de fora da área, decretando a vitória do RB Bragantino.
Ficha do jogo
Bragantino (2)
Cleiton; Douglas Mendes, Jadsom Silva, Lucas Cunha; Lucas Evangelista, Raul, Lincoln, Jhon Jhon (Andrés Hurtado) (Gustavo Mendes); Eduardo Sasha (Guilherme Lopes), Vitinho (Vinicinho) e Helinho (Henry Mosquera). Técnico: Pedro Caixinha
Bahia (1)
Marcos Felipe, Santiago Arias, Gabriel Xavier, Kanu, Luciano Juba; Caio Alexandre, Jean Lucas, Everton Ribeiro (Carlos Pena), Cauly (Rafael Ratão); Thaciano (Ademir) (Iago), Everaldo (Luciano Rodríguez). Técnico: Rogério Ceni.
Local: Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista (SP)
Árbitro: Davi De Oliveira Lacerda (ES)
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (RJ), Douglas Pagung (ES), Leonardo Willers Lorenzatto (MT), Rodolpho Toski Marques (PR)
Gols: Douglas Mendes (18’/2ºT/RBB), Gustavo Mendes (50’/2ºT/RBB); Luciano Juba (26’/2ºT/BAH)
Cartões amarelos: Jhon Jhon, Lincoln (RBB); Luciano Juba, Thaciano, Kanu (BAH)