Fotos: Letícia Martins/EC Bahia/
O Bahia venceu o clássico contra o Vitória por 2 a 0, em jogo da 22ª rodada do Brasileirão. No clássico, a performance “relâmpago” de Everton Ribeiro abriu o plcar e Luciano Juba garantiu os três pontos para o TricoloCom o resultado, o Esquadrão voltou a vencer no Campeonato Brasileiro depois de seis partidas disputadas, soma 35 pontos e ocupa a 7ª posição A derrota do Vitória coloca o Rubro-Negro em situação delicada na tabela. Com somente 21 pontos, o Leão está na 15ª posição, duas acima da zona de rebaixamento.
A partida no começo foi de intensa disputa na Arena Fonte Nova, e o Vitória tentava construir as jogadas no clássico, mas sem muito perigo.
Entretanto, aos 7 minutos, se iniciava o arco de protagonismo de Everton Ribeiro. O camisa 10 se chocou com Ryller e levou a pior depois de ser acertado por uma joelhada no olho durante o choque.
Depois de cinco minutos de dor, Everton volta ao campo, com o olho inchado e roxo. Aos 14’, Everton finalizou da entrada da área, contou com desvio do zagueiro Wagner Leonardo e estufa a rede para abrir o placar do Ba-Vi.
Na sequência, as melhores chances de gol até o fim do primeiro tempo foram do Bahia. Contudo, a defesa do Vitória se saiu bem e conseguiu impedir o Tricolor de aumentar a vantagem no placar.
Na segunda etapa, o treinador Thiago Carpini reclamou sobre um toque de mão, recebeu um cartão amarelo, seguiu a protestar sobre a marcação e foi expulso do banco de reservas.
A partir daí, o Vitória se lançou no “tudo ou nada” para o ataque. Enquanto isso, o Bahia se reservou a apostas no contra-ataque para sacramentar o resultado.
Aos 26 minutos do segundo tempo, Lawan deu uma ótima enfiada de bola para Zé Hugo, que deu um toque por cima do goleiro Marcos Felipe e a redonda, caprichosamente, carimbou a trave.
Depois disso, o Vitória tomou conta das ações do jogo, mas sem conseguir passar pela defesa do Bahia. Inclusive, a jogada mais perigosa da parte final do jogo foi uma falta cobrada pela equipe tricolor por Luciano Juba, que fez a bola passar raspando pelo travessão.
No último lance do jogo, Rafael Ratão fez linda jogada, tocou para o meio da área e Luciano Juba sacramentou o triunfo por 2 a 0.