Foto: Letícia Martins/
Nada decidido. Jogando no Nilton Santos, o Bahia buscou empate com o Botafogo na partida de ida das oitavas de finais da Copa do Brasil. Com a bola rolando, o Esquadrão mostrou poder de reação para arrancar resultado importante e levar decisão para Salvador.
Cauly anotou o gol tricolor. Carlos Alberto fez para os cariocas. As equipes se reencontram no próximo dia 7 de agosto, na Arena Fonte Nova, na partida de volta. Quem vencer, avança para as quartas. Em caso de nova igualdade, a classificação será definida nos pênaltis.
O jogo – Botafogo x Bahia
Jogando em casa, o Botafogo se impôs desde os primeiros minutos em busca do gol – que não demorou. Ainda aos 7, depois de duas boas chegadas, Carlos Alberto aproveitou rebote após cabeçada de Igor Jesus e abriu o placar. 1 x 0 no Nilton Santos.
O gol deu gás ao Bahia para tentar sair da pressão. A primeira finalização tricolor veio com pouco mais de 10 minutos. Thaciano tentou. Os donos da casa logo responderam, com Luiz Henrique. Gabriel Xavier, de cabeça, salvou. Aos 11, Jean Lucas, de primeira, assustou.
Com quase 30 jogados, o ritmo do jogo, em chances, era menor. E o Esquadrão seguia mais com a bola, apesar de mostrar dificuldades para furar a defesa alvinegra. O Glorioso, do outro lado, conseguia ser perigoso nos contra-ataques. Luiz Henrique quase marcou.
Já na reta final, em meio ao jogo lá e cá, foi o Bahia, com paciência, que balançou a rede. Aos 45, após bonita troca de passes no campo de ataque, Arias recebeu de Caio Alexandre e cruzou para Cauly, de cabeça, empatar. 1 x 1.
Na volta do intervalo, poucas chances foram vistas nos primeiros 20 minutos. Em uma das únicas, Luiz Henrique, por muito pouco, não recolocou o Botafogo em vantagem. Marcos Felipe fez boa defesa para manter a igualdade no palcar.
Com pouco mais de 20 jogados, apesar do ritmo abaixo, ainda era o Glorioso o time que mais levava perigo. Quase marcou com Marlon Freitas, que perdeu grande chance com o gol aberto, e com Igor Jesus, duas vezes, que parou em grandes intervenções do goleiro tricolor.
O Bahia só foi chegar aos 32, em cabeçada de Ratão. A bola foi para fora. E as chances de perigo pararam por aí. A equipe carioca já não assustava da mesma forma, enquanto o Tricolor, mais cauteloso, passou cuidar do empate. 1 x 1 e decisão em aberto para Salvador.
Próximos jogos
As equipes voltam a campo no próximo final de semana, desta vez pela Série A. O Bahia segue no Rio para jogar no domingo (4), quando visita o Fluminense, às 16h. Já o Botafogo entra em campo um dia antes, no sábado (3), diante do Atlético-GO, fora de casa, às 20h.
FICHA DO JOGO
BOTAFOGO 1
John; Damián Suárez, Bastos, Barboza, Cuiabano; Gregore (Allan), Marlon Freitas (Tchê Tchê); Luiz Henrique, Savarino (Tiquinho Soares); Carlos Alberto (Kauê) e Igor Jesus. Técnico: Artur Jorge.
BAHIA 1
Marcos Felipe, Arias, Gabriel Xavier, Cuesta e Luciano Juba; Caio Alexandre, Jean Lucas, Cauly (Rafael Ratão) e Everton Ribeiro (Carlos De Pena); Biel (Everaldo) e Thaciano (Iago Borduchi). Técnico: Rogério Ceni.
Local: Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Arbitragem: Flávio Rodrigues de Souza (Fifa-SP)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (Fifa-SP) e Evandro de Melo Lima (SP)
Gols: Carlos Alberto (BOT); Cauly (BAH)
Cartões amarelos: Everaldo (BAH)