Após divulgar que iria mudar o sistema de credenciamento dos cronistas esportivos nas competições nacionais, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) voltou atrás desta decisão e manteve os critérios que já existiam para os profissionais da área, muitos deles com afronta a legislação federal brasileira.
De acordo com um comunicado divulgado pela Associação de Cronistas Esportivos do Brasil (ACEB), a CBF havia repassado o credenciamento dos cronistas esportivos para as associações de classe.
Mas, após o pronunciamento das associações de Santa Catarina (ACESC) e de São Paulo (ACEISP), onde se recusavam a fazer o credenciamento por não concordar com os termos divulgados, ela voltou atrás e manteve o mesmo sistema de credenciamento que já fazia nas competições em questão.
CBF TRABALHANDO CONTRA A CRÔNICA ESPORTIVA BRASILEIRA
A ACEISP reitera e registra que a CBF, através de seus dirigentes e funcionários significantemente bem remunerados, não está agindo nos ditames da legislação vigente federal brasileira, podendo ser responsabilizada por essas ilicitudes.
Reitera, ainda, que a CBF vem, deliberadamente, agindo contra a crônica esportiva brasileira, dificultando o trabalho destes profissionais em detrimento da correta informação jornalística.