Foto: Reprodução / Twitter Conmebol/
Em uma situação delicada na fase de grupos da CONMEBOL Libertadores, o Grêmio enfim respirou na competição continental. Nesta terça-feira (23), no Estádio Jorge Luis Hirschi, em La Plata, o Tricolor visitou o Estudiantes, pela 3ª rodada do grupo C, e venceu por 1 a 0. O duelo teve transmissão pela ESPN no Star+.
A vitória heroica na Argentina ainda mantém os gremistas na lanterna da chave, porém, agora com chances maiores de irem às oitavas de final, já que ainda podem somar 12 pontos até o desfecho da fase de grupos.
O gol salvador marcado por Nathan Fernandes ainda foi o primeiro do Grêmio nesta fase de grupos da Libertadores.
Como foi o jogo
Assim que a bola rolou em La Plata, Estudiantes e Grêmio fizeram um primeiro tempo disputado e com chances para os dois lados.
Os gaúchos apostaram na velocidade e habilidade de Soteldo pelos lados para pegarem os argentinos desprevenidos, mas a marcação em cima do venezuelano estava forte.
A primeira boa chegada foi dos donos da casa, que assustaram após uma tentativa dupla de Javier Correa, que mandou por cima do gol, com força, aos 13 minutos.
O Grêmio respondeu com Soteldo, que aos 28 minutos finalizou dentro da área, com espaço, mas acabou travado pela defesa do Estudiantes.
Na primeira etapa o Grêmio ainda ganhou o desfalque de Geromel, que deslocou o ombro e tentou seguir em campo. Porém, não teve jeito, e o zagueiro deu entrada a Rodrigo Ely aos 33.
Na volta para a etapa final, o Tricolor voltou melhor e assustou de fato a meta argentina. Aos 12 minutos, Cristaldo emendou um voleio dentro da área e carimbou a trave, na melhor chance do jogo até então.
E o bom momento da equipe brasileira acabou ofuscado pela expulsão de Villasanti, que levou o segundo cartão amarelo, foi expulso e deixou o Grêmio com 10 em campo aos 21.
Apesar da expulsão, o Grêmio seguiu tentando e abriu o placar, com Nathan Fernandes, aos 30 minutos, após contra-ataque puxado por Gustavo Nunes.
O Grêmio ainda levou um susto no fim, após Carrillo estufar as redes, e o VAR demorar alguns minutos para anular o gol por impedimento.