Foto: Victor Ferreira/ECV/
O sentimento é de frustração. O Vitória abriu 2 a 0 e acabou sofrendo o empate no quinto clássico BA-VI do ano, disputado na tarde deste domingo (21), no Barradão, em jogo válido pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro, e segue invicto jogando em casa diante do adversário: três jogos, duas vitórias e um empate. Foi a segunda apresentação do rubro-negro no retorno à Série A e marcou as estreias do lateral Willian Lepo e do zagueiro Bruno Uvini, ambos contratados em definitivo.
O Vitória saiu na frente com Matheusinho, aos 19 minutos do primeiro tempo, e ampliou aos 11 do segundo com o zagueiro Wagner Leonardo. O adversário empatou em três minutos com Biel aos 21 e Everaldo aos 26 minutos.
O próximo compromisso do Vitória será contra o Cruzeiro, domingo (28), às 16 horas (de Brasília), no Mineirão, em Belo Horizonte (MG), pela quarta rodada.
Foi mais uma vez um clássico cheio de alternâncias e emoções. O jogo teve um início equilibrado e o Vitória marcou 1 a 0 com Matheusinho. Zeca cruzou na área, o meia cabeceou, o goleiro deu rebole nos pés do rubro-negro que empurrou para as redes.
A partir daí o Vitória passou a ser mais impositivo e nos minutos finais acabou pressionado, mas manteve o placar favorável.
Com Mateus Gonçalves substituindo a Léo Naldi, o técnico abriu mão de um esquema com três volantes, e o Vitória passou a criar oportunidades até que aos 11 minutos chegou ao segundo gol. Matheusinho bateu escanteio e Wagner Leonardo golpeou com a cabeça.
Durante um bom tempo, o Vitória podia ter ampliado o placar. Porém, acabou sofrendo dois gols em três minutos e cedeu o empate.
Como foi o jogo
O Vitória começou o jogo forçando muitos lançamentos nas costas da defesa do Bahia. A fórmula não deu certo, e o time tricolor trabalhou a bola com mais tranquilidade do que nos primeiros Ba-Vis disputados no Barradão em 2024.
Quando passou a trocar passes com mais tranquilidade, o Vitória chegou ao gol. Aos 19 minutos, Zeca cruzou da direita e Matheusinho cabeceou firme na direção do gol. Marcos Felipe defendeu, mas, na sobra, o camisa 30 rubro-negro chutou firme de esquerda e abriu o placar.
O Esquadrão quase respondeu aos 24. Juba cobrou falta da esquerda e Gabriel Xavier cabeceou de dentro da área. Lucas Arcanjo caiu para fazer a defesa.
O Vitória quase ampliou aos 27. Victor Cuesta cortou errado e a bola sobrou nos pés de Matheusinho. O meia cortou para a esquerda e finalizou da entrada da área. Marcos Felipe defendeu. Na sobra, Léo Naldi tentou o chute de direita, mas o goleiro tricolor estava atento para espalmar de novo.
Everton Ribeiro saiu na cara do gol aos 40 minutos, após belo passe de Caio Alexandre. O meia tricolor tentou a finalização de direita, mas a bola saiu fraca, e Lucas Arcanjo defendeu com tranquilidade.
O Bahia teve outra grande chance já nos acréscimos. Caio Alexandre chutou forte da entrada da área, e Lucas Arcanjo fez ótima defesa. No rebote, Thaciano quase marcou.
Segundo tempo
Quem voltou pressionando no segundo tempo foi o Vitória. Logo aos três minutos, Lucas Esteves cobrou falta da esquerda e Wagner Leonardo cabeceou com muito perigo.
Aos seis, Mateus Gonçalves encontrou Osvaldo na cara do gol, e o veterano parou na boa saída de Marcos Felipe. Aos 10, Lucas Esteves cobrou falta no ângulo e o goleiro do Esquadrão salvou de novo.
O gol do Leão saiu logo na sequência. Matheusinho cobrou escanteio fechado, Wagner Leonardo ganhou de Marcos Felipe no alto e ampliou o placar para os donos da casa.
O Bahia diminuiu aos 23 minutos da etapa final. Everaldo finalizou da entrada da grande área, a bola desviou e sobrou para Thaciano. O camisa 16 tentou encobrir Lucas Arcanjo e acertou o travessão. No rebote, Biel só teve o trabalho de mandar para dentro.
O empate tricolor pareceu acontecer em uma fração de segundos. Aos 26, Everaldo recebeu com liberdade na entrada da grande área e mandou uma bomba no ângulo esquerdo, sem chances para Lucas Arcanjo.
Vitória 2 x 2 Bahia
Vitória: Lucas Arcanjo; Zeca (Willean Lepo), Bruno Uvini, Wagner Leonardo e Lucas Esteves; Willian Oliveira, Léo Naldi (Mateus Gonçalves), Rodrigo Andrade (Luan Santos) e Matheusinho; Osvaldo (Iury Castilho) e Alerrandro (Luiz Adriano). Técnico: Léo Condé.
Bahia: Marcos Felipe; Santiago Arias, Gabriel Xavier, Victor Cuesta (Rezende) e Luciano Juba; Caio Alexandre (Carlos de Pena), Jean Lucas, Everton Ribeiro (Everaldo) e Cauly; Ademir (Biel) e Thaciano (Oscar Estupiñan). Técnico: Rogério Ceni.
Gols: Matheusinho (19min1ºT) e Wagner Leonardo (11min2ºT), para o Vitória; Biel (23min2ºT) e Everaldo (26min2ºT).
Cartões amarelos: Léo Naldi, Matheusinho e Zeca (Vitória); Santiago Arias, Victor Cuesta e Carlos de Pena (Bahia).
Público: 27.396 pagantes.
Renda: R$ 608.509,00.
Motivo: 3ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.
Data: 21 de abril de 2024 (domingo), às 16h (de Brasília).
Local: Estádio Barradão, em Salvador (BA).
Árbitro: Raphael Claus (Fifa-SP).
Auxiliares: Alex Ang Ribeiro (Fifa-SP) e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (SP).
Árbitro de vídeo: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (VAR-Fifa-SP).