Foto,: Letícia Martins/
Diante de uma Arena Fonte Nova lotada, o Bahia venceu o Vitória de virada por 2 x 1, se isolou na liderança do Grupo B e garantiu classificação antecipada à segunda fase da Copa do Nordeste. Com a bola rolando, o Leão saiu na frente, em bonito gol de Alerrandro. O Tricolor virou com Jean Lucas e Kanu.
Com o resultado, a equipe tricolor chegou aos 15 pontos e garantiu a liderança da chave, deixando o Fortaleza, derrotado na rodada, com 8, para trás. O triunfo coloca o Esquadrão na próxima fase sem depender de outros resultados. Já o Vitória, fora do G-4, ainda luta pelo avanço.
O jogo – Bahia x Vitória
Apesar de jogar em casa e buscar, desde o primeiro minuto, comandar as ações, o Bahia viu o Vitória ser efetivo e abrir o placar cedo. Com 8, após erro de Rezende, a bola sobrou para Alerrandro, que acertou lindo chute da intermediária, no canto direito superior de Marcos Felipe.
O gol, no entanto, não desanimou os donos da casa, que seguiram ocupando o campo de ataque e pressionando. Mas esbarravam no bom jogo do meio de campo rubro-negro, que mostrava, até então, solidez, sobretudo com Rodrigo Andrade. O Esquadrão tinha a posse e não levava perigo.
Com 30 jogados, as chances claras pelo lado tricolor eram raras. Lucas Arcanjo pouco interviu. Aos 31, Everaldo mandou para fora boa oportunidade na área. Foi somente aos 34 que o Bahia traduziu o volume de jogo no placar. Everton Ribeiro cruzou rasteiro, na medida, para Jean Lucas deixar tudo igual.
E animou de vez. Assustou aos 47, com Thaciano, conseguindo escanteio, e virou no lance seguinte, com Kanu. Após cobrança de Cauly, a bola rebateu na defesa e sobrou para o capitão, que ‘fuzilou’ a rede da meta defendida poir Arcanjo. Virada no fim oa primeira etapa.
Na volta do intervalo, Bahia e Vitória seguiram trocando ataques. Mas ainda era a equipe tricolor, empurrada pela sua torcida, que levava mais perigo. Logo aos 5, após jogada de Everton Ribeiro, Thaciano desviou e Arcanjo catou no ângulo. O Leão respondeu com Osvaldo.
Com mais de 15, o jogo já não tinha o mesmo ritmo. E só voltou a animar depois dos 20, quando Mateus Gonçalves precisou de apenas dois minutos em campo para ser expulso. O atacante rubro-negro chutou a bola em Caio Alexandre, caído, e recebeu o vermelho direto.
Passados 30, foi a vez de Thaciano perder duas grandes chances de ampliar. Na primeira, foi interceptado por Camutanga. Já na segunda, sozinho, cabeceou para fora. E, apesar das chegadas, o placar seguia no 2 x 1 desenhado ainda na primeira etapa.
Na reta final, o Esquadrão apenas administrou o resultado. Do outro lado, o Leão, com um jogador a menos, se dedicou à defesa para evitar um prejuízo maior. Ao apito final, triunfo, de virada, de um Bahia classificado no Nordestão.