Foto: Foto Bia Lago/TV Aratu
A vencedora é uma bailarina. Larissa Valéria Sá Sacramento, de 29 anos, é a mais nova Deusa do Ébano e rainha do bloco afro Ilê Aiyê neste ano de 2024. O nome da dançarina foi anunciado, no início da madrugada deste domingo (14/1), durante realização da 43ª edição da Noite da Beleza Negra, iniciada na noite de sábado (13/1).
O concorrido evento pré-carnavalesco acontece anualmente na Senzala do Barro Preto, sede da agremiação, que fica no bairro do Curuzu, em Salvador. Larissa conquistou o título disputando com mais 14 candidatas e se tornou a primeira moradora do Curuzu a se tornar Rainha do Ilê.
50 ANOS DE VALORIZAÇÃO DA CULTURA NEGRA
O evento, neste ano, teve uma marca especial. O primeiro bloco negro da Bahia está completando 50 anos de existência. Fundado em novembro de 1974 por Antônio Carlos dos Santos ou, simplesmente, Vovô, o Ilê Aiyê festeja meio século de história e relevância sociocultural na Bahia.
Muito mais que um bloco de Carnaval, ao longo do cinquentenário, o Ilê marcou sua existência atuando em setores relacionados com a valorização da cultura afro e representatividade da população negra.
Além do projeto musical desenvolvido, desde a sua criação, a entidade conta com o Projeto de Expansão Pedagógica, instituído, há quase 30 anos, com o objetivo de difundir informações sobre a cultura negra e promover ações extracurriculares para jovens e crianças.
A FESTA
Desde muito cedo, nas primeiras horas da noite, era grande o número de pessoas circulando na Rua do Curuzu. O evento costuma dar um movimento diferenciado ao local, mesmo para quem não participa da festa, dentro da sede do bloco.
Entre as autoridades políticas, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), e o vice: Geraldo Jr. (MDB), chegaram, por volta das 20h30 à Senzala do Barro Preto.
“Eu, quando venho aqui, reforço, cada vez mais, que as pessoas têm que entender que o Ilê e os blocos afros não existem, apenas, no período de Carnaval”, disse Jerônimo, referendando os projetos sociais que acontecem ao longo do ano.
O governador da Bahia ressaltou, ainda, a importância e representatividade do evento no cenário cultural do estado.
“Celebrar a 43ª edição do Beleza Negra tem um sabor especial. O Ilê faz essa abertura de portas para o Carnaval baiano com a escolha da Beleza Negra. Para nós é gratificante, tanto do ponto de vista da cultura, quanto da história”.
“AFRO DOS AFROS”
Sob a direção artística do diretor teatral Elísio Lopes Jr, o espetáculo “Afro dos Afros” que abrilhantou a noite especial do Ilê Aiyê começou pouco depois das 22h. A festa foi conduzida por Arany Santana, Sandro Teles e Val Benvindo. Juntos, eles levaram ao palco discussões sobre a ancestralidade e resistência do povo negro.
A animação musical da noite teve como atração principal a Band’Aiyê. O grupo, anfitrião da casa, recebeu como convidados: Ellen Oléria, Amanda Maria, Russo Passapusso e Carlinhos Brown. O público foi prestigiado, também, pela performance do bailarino Clyde Morgan em coreografia de Zebrinha; além das encenações da atriz Taís Araújo e dos atores Samuel de Assis e Diogo Almeida.
Encenação musical de atores enalteceu a resistência do povo negro (Reprodução/TVE)
CANDIDATAS
Participaram do concurso da Beleza Negra, neste ano de 2024, 15 candidatas:
Barbara Cristina Sá Sacramento – 33 anos
Caroline Xavier de Almeida – 25 anos (3ª colocada)
Cecília Cadile da Silva Santos – 33 anos
Cibele Mariah da Silva Santos – 35 anos
Daiane de Souza Conceição – 31 anos
Isis Renata do Espírito Santo Dantas Nascimento – 28 anos
Larissa Valéria Sá Sacramento – 29 anos (Deusa do Ébano 2024)
Lorena Xavier Silveira Bispo – 21 anos (2ª colocada)
Nadine Ferreira Borges – 32 anos
Rafaela Rosa Silva Oliveira Leite – 28 anos
Sarah Moraes dos Santos – 26 anos
Stephanie Ingrid Silva Sousa de Deus – 22 anos
Stephanie Mascarenhas Lobo Brito – 25 anos
Tainã de Palmares – 30 anos
Thuane Vitória Pereira Santana – 26 anos
Mareria Aratu On