Foto: Kevin Lamarque/Reuters
O presidente dos EUA, Joe Biden, reforçou seus comentários anteriores e chamou o presidente chinês Xi Jinping de “ditador” poucas horas depois de os dois líderes se reunirem para uma cúpula da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec), que ele descreveu como “algumas das negociações mais produtivas” que já teve. Questionado pela correspondente MJ Lee, da CNN, se o presidente ainda descreveria Xi Jinping como um ditador, como fez no passado, Biden disse: “Bem, veja, ele é”. “Ele é um ditador no sentido de que é um homem que dirige um país que é comunista”, disse Biden, acrescentando que o governo chinês “é totalmente diferente do nosso”.
Biden comparou anteriormente Xi Jinping a ditadores durante uma arrecadação de fundos políticos em junho na Califórnia, enquanto discutia a reação do líder chinês aos caças dos EUA derrubando um balão chinês em fevereiro.
Em reunião, Biden e Xi Jinping concordaram que a China impediria a exportação de itens relacionados com a produção do opioide fentanil, uma das principais causas de overdoses de drogas nos Estados Unidos. “Isso vai salvar vidas”, disse Biden, acrescentando que apreciou o “compromisso” de Xi nesta questão.