Foto:
Foto: Mateus Pereira/ GOVBA
Após apresentar estratégias e ações do governo do Estado para conter o avanço da violência na Bahia, o secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, comentou, ontem, em conversa com a imprensa durante na Assembleia Legislativa o reforço no efetivo de policiais que vai fortalecer, via concurso, a segurança. “São concursos que, até o meio do ano que vem, somarão 4.500 policiais e bombeiros às forças de segurança do nosso estado”, disse o gestor.
Na oportunidade, Marcelo Werner também enfatizou que tem seguido o direcionamento do governador Jeronimo Rodrigues (PT), além de enaltecer o trabalho em conjunto com todo o governo. “Nós temos trabalhado muito com a integração, então, hoje aqui é mais um ato de integração que nós estamos tendo com todas as forças e todos os poderes, muito importante hoje junto aos deputados e deputadas que eu, particularmente, agradeço em especial por ter apoiado a gente na maior reestruturação das forças de segurança dos últimos anos”, emendou o titular da pasta.
Marcelo Werner, além de discutir o alinhamento dentro do governo baiano, lembrou a parceria com o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). “É bom que se diga também que o alinhamento com o governo federal está cada vez mais se fortalecendo. Tivemos diversas reuniões, não só no Conselho de Segurança Pública, mas a própria Força Integrada de Combate ao Crime Organizado já mostra o apoio que a gente vem tendo do governo federal, onde os órgãos de polícias Estadual, Civil e Militar trabalham de forma unida para realizar o combate ao crime organizado”, continuou.
O líder da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Alan Sanches (União Brasil), fez declarações contundentes após a visita do secretário à Casa. O deputado enfatizou a necessidade de investimentos para enfrentar o crescente problema da violência no estado. Ele observou que, apesar dos investimentos apresentados por Werner, a Bahia continua a registrar alguns dos maiores índices de violência no Brasil, levando a uma preocupação generalizada. O deputado trouxe à tona números, destacando a alocação de recursos como parte do problema.
Sanches enfatizou a importância de priorizar a vida das pessoas e a necessidade de ações efetivas por parte do governo para conter a violência. Ele expressou seu reconhecimento aos homens e mulheres da polícia que arriscam suas vidas para proteger a sociedade. Sanches também mencionou a aposentadoria de policiais como um fator que afeta o número de agentes nas ruas e enfatizou a importância de aumentar o contingente policial.
Já o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adolfo Menezes (PSD), viu com bons olhos a ida de Marcelo Werner à Casa. Para ele, a maioria dos deputados “se deu por satisfeita” diante do que foi apresentado pelo secretário em relação aos investimentos e ações para conter a violência. “Tem muito ainda o que fazer, tem muito ainda o que avançar, segurança pública não é só arma, não é só policial. Parabenizei o secretário pela capacidade que ele tem, claro que ele não faz nada sozinho, ele tem a equipe que ele formou para enfrentar o crime organizado e melhorar os índices que está precisando em nossa Bahia”, pontuou Menezes, à imprensa.