Felipe Oliveira/ECB
Foi decepcionante para os mais de 41 mil torcedores que numa noite fria e chuvosa, foram à Arena Fonte Nova prestigiar o Esquadrão. Logo no início do confronto, o Santos colocou duas bolas na trave, fora as defesas de Marcos Felipe. O Bahia desorganizado e errando muitos passes. Mesmo assim, fez o gol no primeiro com um belo chute do lateral esquerdo Camilo, um dos melhores do jogo.
Com o resultado, o Bahia permanece com 25 pontos, na 15ª posição, e segue na luta contra o Z-4. Já o Santos, primeiro time da zona de rebaixamento, volta a vencer depois de três jogos e soma aos 24.
O jogo – Bahia x Santos
A partida começou a todo vapor na Arena Fonte Nova. Ataques trocados e muita correria dos dois lados. Mas, em meio a troca de investidas, era o Santos que conseguia levar mais perigo. Ainda aos 2, após jogada de Jean Lucas, Soteldo levou perigo no rebote, mas só ganhou o escateio.
Logo depois, aos 3, foi a vez de Marcos Leonardo aproveitar cobrança de escanteio e, com desvio, obrigar Marcos Felipe a fazer grande defesa. Na sequência, Lucas Lima chutou firme. A bola desviou e saiu pela linha de fundo.
O Esquadrão só conseguiu responder a pressão santista aos 17. Após cruzamento de Thaciano, a zaga alvinegra afastou na entrada da área. Atento, Cândido emendou a sobra em uma ‘bomba’. João Paulo se esticou no canto esquerdo e espalmou, parando o ataque tricolor.
Com 30 jogados, a partida já se desenhava mais equilibrada. A posse de bola, também, melhor dividida. E era o Bahia, empurrado pelo torcedor, que chegava com mais frequência, sobretudo pelo lado esquerdo, com Cándido. Mas faltava velocidade nas jogadas.
Aos 35, o Tricolor voltou a assustar, desta vez em chute de fora da área de Yago Felipe. João Paulo, com mais uma grande intervenção, impediu o gol tricolor. Como resposta, o Santos chegou com Marcos Leonardo. Mas as tentativas não mudaram a história do placar.
Na volta do intervalo, a partida até se manteve equilibrada. Mas, de início, quem levava mais perigo agora era o Bahia. Com chegadas frequentes e jogando no ritmo das arquibancadas, o Tricolor buscava, de formas variadas, encontrar espaços para inaugurar o marcador.
Mas foi em um bonito chute de fora da área que a bola encontrou o fundo da rede de João Paulo. Aos 14, após jogada na entrada da área, Camilo Cándido aproveitou sobra e bateu firme, no canto direito, para vencer João Paulo.
O gol tricolor, no entanto, não intimidou o Santos. E, em meio às investidas, chegou ao empate. Aos 27, depois de falta cobrada por Soteldo, Joaquim ajeitou para Marcos Leonardo, que só teve o trabalho de completar para o fundo da rede.
O empate deu fôlego ao time paulista, que ganhou campo na partida. Com o Bahia mais ‘frio’, o Peixe voltou a gostar do jogo e a acreditar na virada. Que veio. Aos 48, já nos acréscimos, Julio Furch anotou o segundo tento alvinegro e decretou a derrota tricolor.
FICHA DO JOGO
BAHIA 1
Marcos Felipe; Gilberto, Kanu, Vitor Hugo e Camilo Cándido; Acevedo, Yago Felipe (Lucas Mugni) e Thaciano; Ademir (Luciano Juba), Rafael Ratão (Biel) e Everaldo (Mingotti). Técnico: Rogério Ceni.
SANTOS 2
João Paulo; João Basso, Joaquim e Dodô; Lucas Braga, Tomás Rincón, Jean Lucas, Lucas Lima (Nonato) e Kevyson (Júnior Caiçara); Soteldo (Didi) e Marcos Leonardo (Julio Furch). Técnico: Marcelo Fernandes.
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Árbitro: Ramon Abatti Abel
Assistentes: Alex dos Santos e Thiaggo Americano Labes
Gols: Camilo Cándido (14’/2T) (BAH); Marcos Leonardo (28’/2T) e Julio Furch (48’2T) (SAN)
Cartões amarelos: Lucas Mugni (BAH); Joaquim (SAN)