Foto Felipe Oliveira/EC. Bahia/
Foram mais de 34 mil torcedores na Arena Fonte Nova….Nesta quarta-feira, 31, Bahia e Santos se enfrentaram, em partida válida pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Após um empate sem gols na Vila Belmiro, as duas equipes decidiram a vaga na Arena Fonte Nova. Novamente com o placar igualado, a decisão foi nas penalidades máximas, nas quais o Tricolor de Aço levou a melhor.
A partida começou morna, sem muitas chances para nenhuma das equipes. O Santos apostava nas jogadas de Soteldo, que criava, mas não levava perigo. Por outro lado, o Bahia explorava a velocidade de Biel, que chegou a balançar as redes, mas o gol foi anulado por impedimento. Posteriormente, o VAR confirmou a posição irregular do atacante.
Além do gol anulado, as duas equipes não conseguiram proporcionar grandes jogadas. Até que, aos 40’, o Tricolor de Aço chegou mais uma vez com perigo, mas dessa vez o impeditivo foi João Paulo. Após uma forte cabeçada de Kanu, o goleiro do Santos se esticou todo e fez defesa milagrosa, mantendo o placar zerado.
Na volta para a segunda etapa, o Bahia voltou mais acesso criando mais jogadas do que na primeira etapa. No entanto, aos 13 minutos, o Tricolor de Aço teve que lidar com mais uma adversidade. Após a saída de Vitor Jacaré por lesão, Biel também sentiu uma contusão muscular e deixou o gramado, sem condições de jogo.
Até que, aos 23’, Everaldo roubou a bola no campo de ataque, após erro de Rodrigo Fernández, e cruzou para Ademir, que parou em defesa espetacular de João Paulo. Porém, no rebote, Cauly aproveitou e mandou de fora da área para o fundo do gol. O Santos tentou correr atrás do prejuízo e, aos 49′, Bruno Mezenga aproveitou bom escanteio e mandou para o fundo do gol, levando a decisão para os pênaltis.
Abrindo as penalidades, Cauly converteu para o Bahia. Assim como Soteldo, que abriu bem para o Peixe.
Na sequência, Mugni e Mendoza marcaram para as equipes. Acevedo balançou as redes para o Tricolor, enquanto Patati acertou do outro lado. O 100% de aproveitamento dos baianos seguiu com Vitor Hugo, mas Camacho desperdiçou para o Santos. Ademir errou na sequência, mas Marcos Felipe defendeu a tentativa de Mezenga e classificou os donos da casa.
FICHA TÉCNICA
Bahia 1 (4) x (3) 1 Santos
Copa do Brasil – Oitavas de Final – Jogo de volta
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador
Data: 31/05/2023 (quarta-feira)
Horário: 19h
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (FIFA-RJ)
Assistentes: Nailton Junior de Sousa Oliveira (FIFA-CE) e Luiz Claudio Regazone (RJ)
VAR: Rodrigo D’Alonso Ferreira (SC)
Cartões amarelos: Kanu, Acevedo e Cicinho (Bahia) / Rodrigo Fernandéz (Santos)
Gols: Cauly (BAH); Bruno Mezenga (SAN)
Bahia: Marcos Felipe; Kanu, Vitor Hugo e David Duarte; Jacaré (Cicinho), Acevedo, Rezende, Cauly e Ryan (Diego Rosa); Biel (Ademir) e Everaldo (Lucas Mugni). Técnico: Renato Paiva.
Santos: João Paulo; Gabriel Inocêncio (Patati), Messias, Joaquim e Lucas Pires (Nathan); Rodrigo Fernández (Camacho), Dodi e Lucas Lima (Ângelo), Soteldo, Deivid Washington (Bruno Mezenga) e Mendoza. Técnico: Odair Hellmann.