Fotos: Felipe Oliveira / EC Bahia
O Bahia recebeu o Flamengo na Arena Fonte Nova, na tarde deste sábado, 13, em jogo que abriu a 6ª rodada do Brasileirão. O Tricolor saiu de campo derrotado por 3 a 2, na bronca com a arbitragem, e vê a zona de rebaixamento se aproximar. Quase 50 mil torcedores viram o Flamengo abrir o placar com Matheus França, ampliar com Gabigol, de pênalti, Biel diminuir para o Bahia e David Luiz marcar o terceiro dos visitantes, tudo isso nos primeiros 45 minutos. No segundo tempo, Ademir marcou o segundo do Tricolor, mas a reação parou por aí.
Durante a partida, algumas confusões nas arquibancadas puderem ser vistas pelos presentes na Arena Fonte Nova. Flamenguistas infiltrados em setor exclusivo para os tricolores foram identificados, expulsos e chegaram a apanhar de torcedores do Bahia.
O Bahia volta a campo na próxima quarta-feira, 17, diante do Santos, na Vila Belmiro. A bola rola a partir das 19h, em confronto de ida das oitavas de final da Copa do Brasil.
O jogo
O torcedor tricolor que foi à Arena Fonte Nova fez uma linda festa e a partida começou com alta intensidade por parte das duas equipes. O Bahia ameaçou primeiro, aos 5 minutos, em falta cobrada da esquerda por Cauly, que quase surpreendeu Matheus Cunha, mas o goleiro rubro-negro espalmou para escanteio. Aos 9, uma baixa no Tricolor: Matheus Bahia sentiu dores e foi substituído por Ryan.
O Flamengo respondeu as investidas do Bahia aos 11, com a escapada de Cebolinha pela esquerda. Ele limpou a marcação de Kanu e finalizou para defesa tranquila de Marcos Felipe. Já aos 22, após cobrança de falta ensaiada, David Luiz tocou de cabeça para o meio da área e Matheus França cabeceou para abrir o placar na Arena Fonte Nova.
Três minutos depois, Arrascaeta fez boa jogada, driblou Victor Hugo e foi derrubado pelo zagueiro tricolor dentro da área. O árbitro assinalou o pênalti que Gabigol bateu com qualidade, ampliou o marcador e saiu para comemorar com os torcedores do Flamengo presentes.
Aos 34, o Bahia mostrou que estava vivo na partida e após uma excelente troca de passes entre Arthur Sales, Cauly e Thaciano, Biel finalizou de primeira e diminuiu para os mandantes. Mas antes do intervalo, aos 48, após uma falta que os jogadores do Bahia reclamaram da arbitragem, David Luiz apareceu sozinho e cabeceou para marcar o terceiro gol do Flamengo.
Segundo tempo
Durante o intervalo, o técnico argentino Jorge Sampaolli foi o centro das atenções ao fazer as cinco substituições do Flamengo ao mesmo tempo, inclusive o goleiro. Pelo lado tricolor, Renato Paiva sacou o zagueiro Vitor Hugo e colocou o atacante Ademir. A mudança surtiu efeito logo aos 5, quando o camisa sete aproveitou falta cobrada por Ryan e fez o segundo gol do Bahia.
O Tricolor seguiu tentando reverter o placar, mas o ritmo da partida diminuiu. A emoção só voltou aos 28, quando Rezende, que já tinha recebido amarelo, foi expulso após falta em Wesley. Após reclamação, o zagueiro Kanu também foi amarelado. Três minutos depois, o capitão tricolor recebeu o segundo amarelo e também foi expulso após, supostamente, acertar o rosto de Gabigol.
Com dois zagueiros expulsos, o Bahia ficou com o seu sistema defensivo exposto, mas não abriu mão de atacar. Aos 33, Cauly aproveitou sobra de bola, limpou a marcação e finalizou por cima do gol. Enquanto isso, o Flamengo empilhava chances perdidas, a maioria em contra-ataques.
No fim, quase sem forças, o Bahia chegou perto do empate aos 42, na bola parada. Ademir levantou na área e Acevedo, na segunda trave, cabeceou para fora, levando muito perigo ao goleiro Santos. Após o apito final, mesmo com o resultado negativo, a torcida tricolor reconheceu a entrega dos jogadores e aplaudiu a equipe.