Foto PMS/
A Guarda Civil Municipal (GCM) já está pronta para ir para a avenida, garantindo a segurança de baianos e turistas que vão curtir o Carnaval nos circuitos da folia. Neste ano, a guarda atuará com uma novidade: a operação “Pipoca de Boa”, que contará com a presença de agentes descaracterizados, observando e intervindo em comportamentos violentos e práticas de violência contra as mulheres.
O inspetor-geral da GCM, Marcelo Silva, destacou as novidades e separou algumas dicas para que a curtição seja tranquila, sem preocupações. Ele lembra que, além das diversas atividades neste Carnaval, como o patrulhamento preventivo e acompanhamento das equipes da prefeitura, foi estabelecida parceria com taxistas, através da “Comissão dos Taxistas”, para identificar as crianças que eles vão transportar com as pulseiras, e apoio com documentos perdidos.
Videomonitoramento – “O Carnaval conta com o apoio de todos para que tudo transcorra na normalidade. Além da segurança, destaco os cuidados com a alimentação, uso de protetor solar, respeitar os limites fisiológicos para evitar problemas à saúde. Na avenida, é sempre bom buscar locais e acessos com presença de forças de segurança, evitar vias escuras que sejam vazias, sem fluxo de pessoas, e evitar carregar coisas de valor, como celular. Vamos respeitar o próximo, ter cuidado com o deslocamento, demonstrando acima de tudo a felicidade, e com isso faremos um Carnaval de tranquilidade e paz”, disse Marcelo Silva.
Atuando com mais de mil agentes nas ruas, a GCM contará com ações de monitoramento, em áreas cobertas por câmeras, dentro e fora do circuito, para proteger as praças e logradouros da cidade, através do Centro Integrado de Inteligência, Comando e Videomonitoramento. Localizado na sede da Guarda Civil, o CICOMV começa a funcionar neste Carnaval, aliando força humana e tecnologia, a serviço do cidadão.
Recomendações da GCM para um Carnaval de paz:
– Levar um documento original com foto (ou cópia autenticada) e a carteira do plano de saúde ou cartão SUS, caso possua;
– Levar dinheiro trocado, para suprir as necessidades do dia ou apenas um cartão;
– Evitar levar objetos de grande valor;
– Evitar o consumo de bebidas alcoólicas em excesso, bem como consumo de alimentos consumidos em espeto de madeira;
– Evitar levar objetos com potencial para ser utilizados como armas, a exemplo de pau de selfie ou qualquer objeto perfurocortante;
– Marcar pontos de encontro, caso haja separação do grupo;
– Anotar um telefone de contato junto aos documentos;
– Cuidado com crianças: ter atenção para não perdê-las de vista;
– Identificar as crianças com as pulseirinhas distribuídas pela Guarda Civil Municipal;
– Orientar as crianças a procurarem um guarda civil, caso se percam;
– Denunciar o trabalho infantil e a exploração sexual de crianças e adolescentes através de um agente ou Disque 100;
– Evitar brigas e confusões. E em caso de tumultos, afastar-se com cautela.