Deputado Estadual Roberto Carlos/
A ‘Princesinha do Sertão’, Feira de Santana o segundo maior município baiano, celebra 188 anos de emancipação política neste sábado (18). Feira, é assim como é conhecida uma das cidades mais importantes do nordeste Brasileiro! Na verdade, é a segunda cidade mais populosa do estado e primeira cidade do interior nordestino em população, ou seja, é a maior cidade do interior das regiões Norte, Nordeste, Centro Oeste e Sul do Brasil, é também a sexta maior cidade do interior do país, e com uma população maior que oito capitais estaduais. Mesmo assim, a bela cidade de Feira de Santana, sofre com falta de infra estrutura, para o tamanho e a importância para a região norte/nordeste.
Hoje com certeza, é dia de muita reflexão, para está cidade tão importante para nossa cultura nordestina, para este povo alegre e trabalhador, que celebra os 188 anos de emancipação politica da querida cidade de Feira de Santana. Feira é o maior entroncamento rodoviário do país e importante entreposto comercial, Feira de Santana, com uma população de mais de 600 mil habitantes, também tem sido destaque culturalmente, com revelação de vários artistas, nas áreas da música, dança, teatro, como também nas atividades esportivas.
Por tudo isto, como nordestino que sou, amante da cultura de minha região, e homem que sabe muito bem, como é a luta do povo do nosso nordeste, não poderia deixar de abraçar e de comemorar, neste momento ainda de forma virtual e moderada, os 188 anos de emancipação política desta cidade, importante para o nosso nordeste e para nosso país. Precisa sim, de mais investimentos em todas as áreas, de maior geração de empregos, e uma infra- estrutura melhor, para o tamanho e importância desta cidade, ponto de passagem, para vários locais de nosso país.
Sobre a força produtiva
Feira de Santana é um dos principais municípios baianos. Com uma população de cerca de 610 mil pessoas, a cidade detém o terceiro maior PIB (Produto Interno Bruto) do estado, R$ 13.107,354, o que equivale a 5,7% do total, segundo dados do IBGE. Apenas Salvador e Camaçari arrecadam mais. Grande parte desta riqueza vem do comércio, que é a atividade econômica com maior número de empresas – um total de 6.155 empreendimentos, sendo 80,4% varejista e 20,6% atacadista. Em segundo lugar, destaca-se o setor de serviços com 3.906 empresas.
Parabéns Feira de Santana, pelos seus 188 anos de existência e que continue sendo destaque como a cidade “Princesa do Sertão”. E conte sempre comigo!
Deputado Estadual/Roberto Carlos