Na verdade tudo não passou de um golpe e uma traição ao imperador, que era amigo do Marechal Deodoro da Fonseca e de um tremendo fake news amoroso. “A Proclamação da República aconteceu no dia 15 de novembro de 1889 e foi resultado de uma articulação entre militares e civis insatisfeitos com a monarquia. Havia insatisfação entre os militares com salários e com a carreira, além de eles exigirem o direito de manifestar suas posições políticas (algo que tinha sido proibido pela monarquia).
Havia também descontentamento entre elites emergentes com a sub-representação na política da monarquia. Grupos na sociedade começavam a exigir maior participação pela via eleitoral. A questão abolicionista também somou forças ao movimento republicano. Esses grupos se uniram em um golpe que derrubou a monarquia e expulsou a família real do Brasil.”
“Em novembro de 1889, a conspiração estava em curso e contava com nomes como Aristides Lobo, Benjamin Constant, Quintino Bocaiuva, Rui Barbosa, Sólon Ribeiro, entre outros. O que faltava para os conspiradores era a adesão do marechal Deodoro da Fonseca, um militar influente e primeiro presidente do Clube Militar.
Em 10 de novembro, os defensores do golpe contra a monarquia se reuniram com Deodoro para convencê-lo a tomar participação no movimento. Nos dias seguintes, os boatos de que uma conspiração estava em curso começaram a ganhar força e, no dia 14, informações falsas sobre a monarquia começaram a ser anunciadas em público com o objetivo de arregimentar apoiadores.
O golpe contra a monarquia seguiu no dia 15, quando o marechal Deodoro da Fonseca e tropas foram até o quartel-general localizado no Campo do Santana. Foi exigida a demissão do Visconde de Ouro Preto da presidência do gabinete ministerial. O visconde se demitiu e foi preso por ordem de Deodoro da Fonseca.”
Segundo alguns historiadores o golpe seu deu mesmo, por uma tremenda fake news que ka existia época, o derrubar o Visconde de Ouro Preto, especie de de primeiro ministro no parlamento brasileiro, disseram ao Marechal Deodoro quem assumiria o cargo, seria um antigo desafeto seu em Porrto Alegre, o senador Silveira Martins.
O charme de Maria Adelaide teria deflagrado uma disputa romântica entre Deodoro e o senador liberal gaúcho Gaspar Silveira Martins, e depois de uma boato que Martins assumiria o cargo de Visconde de Ouro Preto, Marechal Deodoro resolveu se vimgar e derrubar a monarquia. Mas era tudo mentira, o Silveira Martins nao era cogitado para o cargo.
Por Raimundo Rui