O presidente da Petrobras, Joaquim Silva e Luna, debaterá nesta terça-feira (14), na Câmara dos Deputados, o preço dos combustíveis no país e a situação da operação das termelétricas, além de outros assuntos relacionados à estatal brasileira.
O requerimento para a realização do debate foi apresentado pelo deputado Danilo Forte (PSDB-CE) e assinado por líderes e deputados de diversos partidos.
Segundo o parlamentar cearense, o Brasil vive atualmente uma grave crise hídrica, exatamente vinte anos após enfrentar um drástico racionamento de energia.
“A crise desencadeada pela escassez de chuvas nas regiões onde estão localizados os reservatórios de hidrelétricas no começo do ano se agrava mais ainda com os atrasos em investimentos de geração e de transmissão”, afirmou.
Forte destaca que o Brasil faz, nesse contexto, uso recorde de termelétricas movidas a gás e carvão mineral, fontes campeãs em poluição atmosférica. “Essa situação configura-se claramente um retrocesso”, lamentou.
Já o presidente Arthur Lira (PP-AL) afirmou que a Comissão Geral formada pelo Plenário da Câmara dos Deputados questionará o peso dos preços da empresa no bolso dos brasileiros.
“Tudo caro: gasolina, diesel, gás de cozinha. O que a Petrobras tem a ver com isso? (…) A Petrobras deve ser lembrada: os brasileiros são seus acionistas”, disse o chefe da câmara baixa do Congresso Nacional.
Foto: Divulgação/PR