Presente na Bahia há 16 anos, a fabricante de pneus Bridgestone pretende focar sua estratégia de mercado em modelos premium e para tecnologias sustentáveis, como veículos elétricos e híbridos. A explicação foi dada pelo presidente da empresa na América Latina Sul, Vicente Marino, no ato de assinatura da reti-ratificação do protocolo de intenções junto ao governo do estado.
Serão investidos R$ 270 milhões, gerando mais 126 novos empregos diretos. A ampliação prevê a adoção de novas tecnologias de fabricação, com crescente aplicação dos conceitos da indústria 4.0, incluindo tecnologias controladas por inteligência artificial.
Segundo o executivo, ” buscamos entregar soluções sustentáveis, com produtos que estarão prontos para a era digital”. A solenidade teve a participação do governador Rui Costa. Marino acrescentou que o novo investimento “reforça nosso compromisso e a posição estratégica do país para os negócios globais da empresa”.
Conforme o superintendente de Atração de Investimentos do Estado da Bahia, Paulo Guimarães, o acordo reforça a retomada da economia baiana após o fechamento de atividades na pandemia. “Nós já tínhamos um ritmo de investimento na Bahia, mesmo considerando a pandemia. Nos últimos dois anos, nós contabilizamos a reativação da fábrica de fertilizantes, a unidade de hidrogênio verde, que vai entrar em operação no próximo ano, este investimento agora da Bridgestone, a Ford está ampliando sua área de design e engenharia”.