Campanha de Bolsonaro já gastou R$ 1,7 milhão em pesquisas de opinião pública

A campanha para reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL) já gastou R$ 1,7 milhão para realizar pesquisas de opinião pública sobre sua candidatura. O valor foi repassado a uma única empresa, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a Cota Pesquisas, que tem sede em Curitiba (PR). Os recursos vieram do Fundo Eleitoral e de doações de pessoas físicas. As informações são do portal Metrópoles.

A empresa fez levantamentos com grupos específicos sobre os discursos eleitorais de Bolsonaro e materiais de propaganda eleitoral. Um deles revelou que o público via os programa de TV de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), principal adversário na corrida presidencial, como mais “bem produzidos”, mas que os do atual presidente seriam “mais verdadeiros”.

Pesquisas eleitorais, como saber em quais posso confiar?

Em meio a essa diversidade de levantamentos existentes no Brasil, muitos eleitores não sabem em quais resultados acreditar.

No primeiro dia do ano passou a ser obrigatório (leia a resolução clicando aqui)o registro junto à Justiça Eleitoral de qualquer pesquisa pública relacionada às eleições para presidente e governador. Porém, se uma pesquisa está registrada não necessariamente significa que ela será confiável, isso porque não há nenhum tipo de fiscalização prévia sobre a metodologia desses levantamentos.

Atualmente, a confiabilidade das pesquisas é garantida no Brasil por meio da transparência. São algumas das informações que devem ser cadastradas junto à Justiça Eleitoral, tornando as pesquisas passíveis de contestação, caso qualquer irregularidade seja encontrada posteriormente:

  • Nome do contratante
  • Valor cobrado pela pesquisa
  • Origem dos recursos investidos
  • Metodologia
    • Período de realização
    • Sistema de fiscalização da coleta de dados
    • Tipo de questionário aplicado

Postagens Relacionadas

Leave a Comment