Ex-prefeito de Teresina (PI) e candidato ao governo do Piauí, Sílvio Mendes (União Brasil) gerou indignação após fala com teor racista durante sabatina realizada na TV Meio Norte, nesta quarta-feira (31).
Na ocasião, ao dirigir-se à jornalista baiana Katya D’Angelles, ele afirmou que a profissional “é quase negra”, “mas inteligente”. A declaração ocorreu quando o político respondia a um questionamento da sobre os projetos voltados para a mulheres e minorias sociais implementaria, caso fosse eleito.
“Eu imagino quantas discriminações você não sofreu”, começou o candidato apoiado pelo ministro da Casa Civil Ciro Nogueira (PP-PI). “Você que é quase negra na pele, mas você é uma pessoa que é inteligente, teve a oportunidade que a maioria não teve e aproveitou”, continuou Sílvio Mendes.
Nas redes sociais, a fala gerou uma série de críticas negativas pelo teor racista. “O racismo de Silvio Mendes soa tão natural que ele nem reconhece que há ali algum absurdo na sua fala. Ele representa os muitos que vêm na pele negra um oposto a inteligência”, pontuou um piauiense no Twitter.
“Racista como todo bolsonarista!”, disse outro seguidor. “Silvio revelou o seu lado racista e bolsonarista, característica de uma parcela da nossa elite”, afirmou um terceiro.
Após a repercussão, a assessoria do candidato divulgou nota oficial na qual informa o pedido de desculpas feito pelo político à jornalista. “Sílvio tem profunda admiração, respeito e carinho à jornalista Katya Dangeles, quem considera uma amiga desde os tempos que ela trabalhava no jornal Diário do Povo cobrindo matérias políticas quando ele era prefeito de Teresina. Após a entrevista, Silvio entrou em contato com Katya e pediu suas sinceras desculpas, reconhecendo o erro”, diz comunicado.