Mais de um milhão e 800 mil pessoas em todo o país estão com processo aberto no INSS, Instituto Nacional do Seguro Social De acordo com números do próprio Instituto, obtidos pelo Instituto Nacional de Direito Previdenciário, eram 1.844.820 pessoas com processo em tramitação em julho. São pessoas que, por motivos diferentes, estão aguardando parecer do INSS por algum motivo que não é perícia.
Fazem parte do grupo, por exemplo, pessoas que deram entrada em aposentadoria ou pensão e estão esperando o INSS aprovar ou não o pedido de benefício.
E, dentro dos mais de 1,8 milhão de requerimentos, estão pouco mais de 694 mil pedidos de Benefício de Prestação Continuada, o BPC, que é o benefício concedido tanto para pessoas com deficiência quanto para idosos que, comprovadamente, não possuem meios de se sustentar ou de ter o sustento garantido pela família.
A quantidade total de processo aberto no INSS era 0,6% menor em abril, quando o Instituto somava 1.833.815 requerimentos.
Apesar do maior número de processos registrados em julho, o INSS diz que não há estagação nas análises, mas sim uma rotatividade de processos: alguns foram resolvidos e novos processos foram abertos. O órgão admite, porém, que apesar de todo o trabalho, há um limite de capacidade operacional.