Foto Internet/
Um acordo de cooperação técnica firmado entre o BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – e o BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento vai permitir a avaliação prévia da viabilidade de projetos de parceria público-privada e de concessão de serviços de água e saneamento, com foco em favelas e áreas rurais do país.
Com recursos doados pelo BID no montante de US$ 350 mil, serão desenvolvidas ferramentas que auxiliarão o BNDES no processo de estruturação dos projetos, especialmente em regiões remotas e de menor viabilidade financeira.
A ideia é direcionar e ampliar investimentos para essas localidades, reduzindo os riscos associados e elevando a probabilidade de sucesso para todos os envolvidos.
De acordo com o BNDES, uma das ferramentas estabelecerá parâmetros para avaliar questões técnica, financeira e econômica de projetos de universalização de água e saneamento de um município, um grupo de municípios ou de uma região. O BNDES informou que os trabalhos já foram iniciados.
De acordo com o BNDES o modelo a ser desenvolvido será importante para cumprimento da meta de universalização do serviço de saneamento no país.
*Com informações da Agência Brasil
Edição: Agência Brasil