No próximo sábado (30/7), a partir das 7h, o Hospital Aristides Maltez (HAM) realiza um mutirão para selecionar 100 pacientes para tratamento de câncer de cabeça e pescoço. A ação visa detectar novos casos da doença. Todos pacientes com algum problema confirmado serão matriculado e terão acompanhamento por profissionais especializados do HAM.
A triagem faz parte da programação do Julho Verde, criado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço e tem como objetivo divulgar e promover medidas que ajudem na prevenção, diagnóstico precoce e tratamento. Segundo o cirurgião Lucas Gomes Silva, chefe do departamento de Cabeça e Pescoço do HAM, este tipo de câncer é a sexta maior causa de morte pela doença no país.
O mutirão vai envolver vários profissionais do Departamento de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Departamento de Fonoaudiologia, Departamento de Odontologia e Departamento de Psicologia e além de selecionar até 150 pessoas que apresentarem problemas, vai distribuir panfletos explicativos alertando a população sobre os riscos e a importância do cuidados preventivos.
O médico explicou que os principais fatores de riscos são: o tabagismo e o consumo de bebidas alcoólicas, sendo que a associação desses fatores aumenta cerca de 20 vezes a chance de ter um câncer dessa região. Outras causas são: má higiene oral, refluxo gastro-esofágico, exposição solar (câncer de lábio) e infecções virais: o HPV (relacionado ao câncer de orofaringe- amidala e base de língua) e o Epstein-Barr (relacionado ao câncer de nasofaringe).
Alguns sintomas como feridas na boca, rouquidão, caroço no pescoço e dificuldade de engolir persistentes por mais de 15 dias devem servir de alerta e é importante procurar um médico porque o diagnóstico precoce vai facilitar bastante no tratamento e cura.
Consumo de bebidas alcoólicas, o tabagismo e a exposição solar, além de uma boa higiene oral são fatores que devem ser evitados. Outro detalhe importante é relacionado ao vírus HPV como a prática de sexo oral só com preservativo. Uma dieta rica em frutas, verduras e legumes, também, contribui com a prevenção e uma vida mais saudável.