Escolha de petista para a suplência de Otto foi desrespeitosa, diz líder do PCdoB

O presidente do PCdoB na Bahia, Davidson Magalhães, criticou, na manhã desta terça-feira (12), a definição do ex-prefeito de Ibotirama, Terence Lessa (PT), como suplente de Otto Alencar (PSD) ao Senado Federal. Em contato com o bahia.ba, Davidson, que também é secretário estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), afirmou que o anúncio, realizado no último final de semana, foi “desrespeitoso com os partidos” aliados do grupo petista.

“Nós estávamos em um processo de discussão sobre critério de indicação da suplência. Um dos critérios é exatamente que tinha que ser uma pessoa com um perfil mais a esquerda. O segundo critério é que não fosse nenhum componente de partido que já estivesse representado na chapa majoritária. O PT já tem o candidato a governador (Jerônimo Rodrigues) e ainda tem o candidato a suplente a senador? Nos parece muito desproporcional. A forma como se deu foi um desrespeito aos partidos. Os partidos aliados não foram consultados. Não foi discutido. Houve uma indicação, não sei se unilateral ou bilateral, mas isso não corresponde ao tratamento que se deve ter quando você está em aliança política”, desabafou o secretário.

Davidson revelou ainda que o PCdoB aguarda a próxima reunião dos partidos da base governista (PV-PT-PCdoB) para discutir o tema. “É muito ruim que isso esteja acontecendo. No momento em que a campanha está ganhando as ruas, você estabelecer uma nova crise por causa de um suplente e por causa de um tratamento, diríamos, mau conduzido no processo. Os partidos se sentem desrespeitados. As lideranças se sentem desrespeitadas”, concluiu.

Ainda no domingo (10), quando foi feito o anúncio de Lessa como suplente de Otto, o PCdoB divulgou uma nota demonstrando insatisfação com a escolha. No comunicado, a legenda afirmou que era contra a indicação de mais um representante de um partido que compõe a chapa majoritária.

“O PCdoB, que pleiteia a indicação, não foi consultado, apenas comunicado de uma decisão que deveria ter passado por um debate na Federação (PT-PCdoB-PV) e pelo conjunto dos partidos da base aliada do governo do estado”, disse o PCdoB na ocasião.

Conforme noticiado pelo bahia.ba ao longo dos últimos dias, o PCdoB havia indicado o vereador Augusto Vasconcelos para assumir a vaga. O edil é líder da oposição na Câmara Municipal de Salvador (CMS).

Postagens Relacionadas

Leave a Comment