Começaram, nesta terça-feira, as convocações de mesários para as eleições deste ano. Serão convocados, preferencialmente, aqueles que tenham nível de escolaridade superior, professores e servidores da justiça. Todo eleitor com mais de 18 anos de idade em situação regular perante a justiça eleitoral pode exercer a função de mesário, preferencialmente no local e seção onde vota.
O serviço não é remunerado, mas quem participa recebe auxílio-alimentação de até R$ 45 em cada turno e tem direito a dois dias de folga no trabalho para cada dia de eleição. Quem participar do treinamento oferecido pela Justiça Eleitoral tem direito a outros dois dias de folga.
A servidora pública Adalgisa Martins da Silva é presidente de seção eleitoral e diz que é um dever cumprido participar de um momento tão importante para a democracia.
“A motivação em ser mesária pra mim é contribuir, fazer parte integrante de uma escolha, uma decisão consciente e espontânea nas mesas receptoras de votos. Já participei várias vezes, desde o início do programa que foi criado em 2004, ou seja, sempre que sou convocada estou lá presente firme e forte.”
Além das folgas, quem desempenhar a função de mesário, ganha um critério de desempate em concursos públicos.
Faltando 89 dias para o primeiro turno das eleições, o Tribunal Superior Eleitoral espera contar com 2 milhões de mesários para atuar nas mais de 460 seções espalhadas pelo país.
As convocações serão feitas por e-mail, WhatsApp, SMS ou por carta em que constam a data e a modalidade do treinamento. O eleitor que for intimado pode recusar, mas deverá apresentar justificativa à Justiça Eleitoral do estado onde mora em até cinco dias úteis.
Informações sobre inscrições para ser mesário nestas eleições podem ser acessadas no site: justicaeleitoral.jus.br, pelo aplicativo e-Título ou nos sites dos tribunais regionais.
*Com supervisão de Nádia Faggiani
Edição: Nádia Faggiani / GT Passos