Foto Pedro Gotigo Agencia Brasil/
Depois de reunião com os líderes do Senado, na manhã desta terça-feira (05), o presidente da Casa, Rodrigo Pacheco, afirmou que os requerimentos para abertura de CPIs, as Comissões Parlamentares de Inquérito, serão lidos em Plenário, entre esta quarta-feira (06) e quinta-feira (07).
No entanto, Pacheco salientou que, de acordo com a maioria dos líderes, a instalação das CPIs deve acontecer só depois do período eleitoral, e que este não seria o momento ideal.
O autor do requerimento de instalação de uma das CPIs, o senador Randolfe Rodrigues, da Rede do Amapá, entende que a CPI do MEC deve ser instalada imediatamente depois da leitura do requerimento, nesta quarta-feira. Caso isso não ocorra, ele promete recorrer no Supremo. Já o senador da base do governo, Marcos Rogério, do PL de Rondônia, acha que não é o momento de se instalar CPIs, já que o período de eleições está próximo.
O requerimento da oposição para a criação de uma CPI é para investigar as denúncias de irregularidades no Ministério da Educação, durante a gestão de Milton Ribeiro. Já a base do governo cobra a instalação de outras CPIs protocoladas há mais tempo: a das Obras Inacabadas; das ONGs; do desmatamento ilegal na Amazônia e a do Crime Organizado.
Edição: Jacson Segundo / Guilherme Strozi