Apesar da crescente preocupação com a segurança em uma eleição muito polarizada, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou que participará do cortejo do 2 de Julho, em Salvador, e enalteceu o papel da Bahia no processo de independência do Brasil.
Em entrevista à rádio Metrópole, na manhã desta sexta-feira (1ª), ele lembrou que realizará um grande evento na Arena Fonte Nova, por volta das 11h, mas disse que antes irá aos festejos. “Eu vou participar um pouco da caminhada do 2 de Julho”, anunciou.
“Eu estou com saudade, e como nós estamos fazendo 200 anos da independência, eu acho que a Bahia tem muita responsabilidade de consagrar e definir a independência brasileira. Porque se não fossem os baianos, com aquela coragem, com a participação de 3 mulheres extraordinárias, a Joana Angélica, a Maria Felipa e a Maria Quitéria, que tiveram coragem de enfrentar os portugueses e enxotá-los do Brasil, quem sabe a gente não tivesse a nossa independência consagrada”, disse Lula, em um aceno para o eleitorado feminino.
Além do petista, confirmaram a presença no evento os presidenciáveis Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB). O presidente Jair Bolsonaro (PL) também estará em Salvador, onde participará da segunda edição da Motociata da Independência.