As fanfarras das escolas da rede estadual de ensino localizadas no interior do Estado também estão se preparando para o desfile cívico do 2 de Julho, que irá ocorrer nos respectivos municípios como parte das comemorações da Independência da Bahia. Nesta semana, estão sendo realizados os últimos ensaios e preparativos. Dentre as cidades em que serão realizados desfiles, se destacam Porto Seguro e Valença.
A estudante Heloisa Bonfim Guerra, de 17 anos, 1º ano do Ensino Médio, que toca trombone na fanfarra do Complexo Integrado de Educação de Porto Seguro, em Porto Seguro, já está na expectativa para o desfile. “Vai ser muito bom participar, pois o evento marca a história de um povo pela conquista da independência”, disse. A estudante Dalila Dias, 19, 3º ano do Ensino Médio, que toca o instrumento prato na mesma fanfarra, também está animada. “Nós nos preparamos bastante e sei que será um evento maravilhoso. Vou participar pela primeira vez e me sinto privilegiada por isso”, revelou.
O regente da fanfarra do Complexo Integrado de Educação de Porto Seguro, Italo Silva, falou sobre a relevância do evento cívico: “o desfile em comemoração ao 2 de Julho tem muita importância sobre a nossa história, pois revivemos o nosso passado, mantendo viva a cultura da Bahia. Todos os nossos alunos estão dando o seu melhor para fazer um grande desfile”.
Em Valença, os estudantes integrantes da fanfarra do Colégio Estadual Gentil Paraiso Martins também estão ensaiando a todo vapor. O estudante Juarisson Ferreira, 27, que cursa a modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) e toca o instrumento caixa, vai desfilar no 2 de Julho pela segunda vez. “É muito empolgante voltar a desfilar, ainda mais depois de me recuperar de uma fratura na tíbia. Estou seguindo uma tradição da minha família, porque meus tios e minha mãe também já fizeram parte de uma fanfarra”, afirmou.
Sobre as fanfarras
O projeto Fanfarras escolares é uma das ações estratégicas da SEC e visa contribuir para a sua efetivação, conforme a Lei n° 11.769/2008, como espaço e tempo de aprendizagens, através do ensino de instrumento individual e/ou coletivo e das expressões artísticas, corporais, garantindo a permanência e qualificando as aprendizagens. As fanfarras escolares fazem parte do calendário das comemorações cívicas da Bahia não apenas no 7 de Setembro, mas, também, em outras festas comemorativas, a exemplo do 2 de Julho, que marca a Independência da Bahia. No começo do ano letivo de 2022, o Governo da Bahia iniciou a entrega de 100 kits de fanfarra em todo o Estado, contendo diferentes instrumentos musicais.
Fonte: Ascom/SEC