Aos 31 anos, Edenilson, do Internacional, foi convocado pela primeira vez para servir à Seleção Brasileira. Ele atribui a chance a sua regularidade no desempenho: “Quando acontece pela primeira vez a gente se pergunta, se vê pensando nos motivos. Acredito que a minha regularidade e crescimento dentro do clube como atleta e profissional foi o que me trouxe até aqui”
Edenilson já foi treinado por Tite quando jogava pelo Corinthians, mas só entrou na lista dos convocados, após a recusa dos clubes ingleses em liberar jogadores para a Seleção: “Eu acho que, por conhecer o professor Tite, ter trabalhado com a forma que ele trabalha, eu acredito que ele sempre olhou para o futebol brasileiro. Eu acredito que quem está na Europa está um passo à frente da gente,” ressalta Edenilson.
O volante também destacou a importância do meio de campo no futebol contemporâneo: “Fazer esse elo entre defesa e ataque é uma coisa importante, o que dá segurança para a defesa e auxilia o ataque. É o que venho procurando fazer no Internacional, auxiliar esses dois setores. É o que vou procurar fazer se tiver oportunidade”.