Foto Cláudio Portela/
O repasse dos valores reajustados nas refinarias aos consumidores nos postos depende de uma série de questões, que envolvem fatores como margem da distribuição e revenda, impostos e adição obrigatória de etanol anidro e biodiesel. Por isso, o preço nas bombas de combustível costuma ficar ainda mais caro. Mas o governo federal, só poe a culpa nos governos estaduais que não querem diminuir o ICMS. Será? O fato é que a cada dia, cada semana, encontramos um valor nos postos de combustíveis.
Na Bahia, estes valores como no Brasil, varia muito, em Salvador, tem posto que ja passa dos 6 reais. Mas nossa reportagem apurou, que a media, está ali, mesmo entre 6 reais. O que já é um absurdo, num momento tão critico que vivemos com a pandemia de Covid-19.
Foto Claudio Portela
Mas porque tanto aumento?
Segundo a Petrobras, seus valores têm como referência os preços de paridade de importação (PPI), ou seja, acompanham as variações do produto no mercado internacional e da taxa de câmbio.
Desde dezembro de 2020, o barril de petróleo do tipo Brent, referência internacional, acumula uma alta da ordem de 8%.
Em nota, a empresa citou que em 2020 a gasolina brasileira foi a 52º mais barata dentre os 165 países pesquisados pelo Global Petrol Prices. O estudo apontou que o combustível estava 21,6% abaixo da média mundial.
Boris Feldman adverte: economizadores de combustível não são solução para preço alto da gasolina!
Reportagem Raimundo Rui
com Claudio Portela