O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) firmou uma parceria inédita com a Defensoria Pública da Bahia (DPE-BA) para facilitar o alistamento eleitoral e regularizar o título de eleitor dos baianos. Com isso, agora é possível realizar os serviços na Casa de Acesso à Justiça I e durante as itinerâncias da Unidade Móvel de Atendimento (UMA).
Segundo a DPE-BA, o atendimento acontecerá por demanda espontânea, não sendo necessário qualquer tipo de agendamento. A Defensoria também ressalta que, embora atualmente os atendimentos eleitorais estejam disponíveis apenas na CAJ I e nas itinerâncias da UMA, a perspectiva é que haja interiorização dos serviços.
Dados do TRE-BA, indicam que 1.629.170 pessoas, ou seja, mais de 15% dos eleitores baianos, precisam regularizar o título para que se tornem aptos a votar nas eleições de 2022. O prazo para resolver as pendências, bem como para solicitação do primeiro título (alistamento eleitoral) termina no dia 4 de maio, véspera do fechamento do cadastro.