O atendimento ao público na Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR), na região da Baixa do Fiscal, em Salvador, foi suspenso nesta terça-feira (22) . O motivo é um protesto dos policiais civis, que pedem a remoção dos internos que já deveriam ter sido transferidos para o sistema prisional.
Além da mudança dos custodiados, os servidores pedem que as viaturas passem por manutenção, além da equiparação salarial dos investigadores, escrivães e peritos criminais para nível superior.
O Sindicato dos Policiais Civis diz que a paralisação não tem previsão de ser encerrada até que o Governo da Bahia tome um posicionamento e transfira os presos das delegacias para as penitenciárias.
“Tem uma decisão judicial de 2017, que não deveria existir presos em delegacias, mas o estado descumpre. Por isso hoje estamos suspendendo as atividades até desativar hoje e transferir os 30 presos que estão aqui”, disse Eustácio Lopes, presidente da entidade.
Sem o serviço na DRFR, a recomendação é que a população procure outra delegacia para fazer o registro de ocorrências.
A reportagem entrou em contato com a Polícia Civil e a Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), e aguarda um posicionamento sobre as reivindicações dos servidores.